Matéria / Esportes

Quarto pior mandante, Fla aposta no Maracanã por subida no returno

14/09/2013 | Edivan Araújo
/

Iniciar o segundo turno de maneira diferente da que começou a primeira metade do Campeonato Brasileiro é o objetivo do Flamengo. Sem contratações, já que as janelas de transferência se fecharam, o time da Gávea aposta no mando de campo, que foi pouco eficiente até agora, para deixar a parte de baixo da tabela. Na última sexta-feira, o clube carioca confirmou que disputará todos os jogos até o final do ano no Maracanã, perto da torcida e no estádio onde mais pontuou no torneio nacional.

O Flamengo é o quarto pior mandante do Campeonato Brasileiro, superando apenas Náutico, Ponte Preta e São Paulo, todos integrantes da zona de rebaixamento. A equipe da Gávea mandou suas partidas em quatro estádios diferentes no torneio: um jogo no Mario Helênio, em Juiz de Fora-MG, outro no Orlando Scarpelli, em Florianópolis-SC, três duelos no Maracanã e outros cinco no Mané Garrincha, em Brasília-DF. A tradicional casa é a que tem o melhor aproveitamento, sem derrota e com 77,7% dos pontos.

"O Maracanã sempre foi a casa do Flamengo e é diferente jogar lá. Ter viajado muito influenciou bastante. Teve jogador que ficou três quilos abaixo do peso ideal. Agora, começa a recuperar, a capacidade de treino é diferente, e isso vai se refletir dentro de campo", analisou Mano Menezes na última quarta-feira, antes da vitória por 2 a 1 sobre o Santos.

Além da possibilidade de realizar deslocamentos menores e ter o apoio da torcida local, o Flamengo também se beneficiará financeiramente. O clube assinou novo contrato com o Complexo Maracanã Entretenimento S/A e passará a ter receitas maiores conforme o público. Antes, tudo era dividido pela metade. Agora, se a presença de público ficar próxima da capacidade total, a arrecadação ultrapassará 70%. O consórcio também tentará reduzir suas despesas, consideradas altas.

Um desafio, porém, será manter a boa média de público no Maracanã. Os dois melhores públicos do Flamengo no Brasileirão foram justamente atuando em Brasília. Por isso, o técnico Mano Menezes cobra um rendimento melhor no segundo turno, para atrair o torcedor carioca, que ficou desconfiado das atuações irregulares no primeiro turno.

"Precisamos render como equipe para termos uma melhor produção. Queremos apresentar mais e trabalhamos nesse sentido. A resposta vem de dentro do campo. O segundo turno será mais parelho. Situações começam a se definir. Quem briga pra cair, quem caiu, Libertadores, título", disse o treinador.

O Flamengo, 11º colocado, com 25 pontos, volta a campo no próximo domingo, às 16h, contra a Ponte Preta, no Moisés Lucarelli. O time da Gávea volta a jogar no Maracanã na próxima quinta-feira, às 19h30, contra o Atlético-PR.

Fonte:Uol Esportes

Facebook