A Câmara Municipal de Santana do Piauí realizou na noite desta sexta-feira (13) sobre a presidência do vereador Francisco Raimundo de Moura (Chico Borges), do PSB mais uma sessão ordinária onde foi apresentados dois requerimentos e dois projetos de lei do executivo.
Na sessão foi apresentado um requerimento do vereador Francisco João de Brito (João Chico) do PSB que pede que seja encaminhado ao Prefeito Ricardo José Gonçalves (PMDB) para sansão através do Projeto de Lei do mesmo denominando “Ulisses João de Almeida” a Unidade Básica de Saúde que está sendo construído no Povoado Barro daquele município.
Em outro requerimento João Chico pediu também que fosse encaminhado ao poder executivo um ofício a Eletrobrás (Distribuidora Piauí), onde solicita da mesma uma vistoria no Povoado Barro para que seja implantada a iluminação pública naquela localidade.
Ainda na sessão foi votada em segunda votação o Projeto de Lei do Poder Executivo, que: Dispõe sobre a exploração dos serviços Públicos de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário, que foi votado e aprovado na sessão passada. Ambos os requerimentos e o projeto de lei foram aprovados por unanimidade pelo plenário da câmara.
Na tribuna da câmara o primeiro a falara foi o vereador Francisco José de Carvalho (Francisquinho) do PSD, que falou que o poder executivo precisa fazer a reforma do calçamento de algumas ruas da cidade que estão bastante esburacadas e já está prejudicando a população principalmente aqueles que circulam diariamente por determinados trechos.
Em seu pronunciamento o edil falou também que vai conversar com o prefeito Ricardo Gonçalves do PMDB para que tome algumas providências sobre a urbanização da cidade, principalmente no que desrespeito ao saneamento básico da sede, pois o esgoto está a céu aberto com lama e sujeira por todo lugar.
Francisquinho disse ainda que os esgotos abertos terminam levando doença e poderá prejudicar a população santanense.
Vereador Francisquinho do PSD
O vereador Francisco Pedro de Sousa (PR) pediu em seu pronunciamento que o presidente da câmara vereador Chico Borges faça uma pequena reforma na casa, principalmente climatizando o plenário para receber melhor não só os vereadores, mais também a população que vai assistir às sessões.
O parlamentar disse também que é preciso cobrar muito mais da Agespisa porque o que eles prometeram na audiência pública não foi cumprido nem a metade, e que um amigo seu que trabalha na empresa há mais de 30 anos havia lhe revelado que a ordem do governo é arrecadar, pois a Agespisa está completamente quebrada sem estrutura para nada.
Verador Chico Pedro do PR
O vereador Francisco João de Brito (João Chico) do PSB defendeu seus dois requerimentos apresentados na câmara e pediu aos colegas que votassem pela aprovação. O edil disse ainda que já conversou com o prefeito Ricardo Gonçalves que prometeu construir a quadra esportiva no Povoado Barro o mais rápido possível.
Vereador João Chico do PSB
A vereadora Francinauva de Carvalho Brito Leal (PSB) disse que o requerimento do vereador Francisquinho sobre a reativação do esporte amador na cidade de Santana tem todo seu apoio e também do seu esposo que é uma pessoa que sempre esteve promovendo a pratica esportiva na cidade.
Nauva informou também que esteve reunido com o prefeito Ricardo Gonçalves e que teria pedido ao mesmo a reativação do Ginásio Poliesportivo Chiquinho Borges que está desativado, e que o prefeito teria prometido reformar o local para que a população possa praticar atividades esportivas.
A vereadora parabenizou ainda a iniciativa do vereador João Chico pela escolha do nome “Ulisses João de Almeida” da Unidade Básica de Saúde do Povoado Barro que está sendo construída.
Vereadora Nauva do PSB
Já o presidente da casa vereador Chico Borges em seu pronunciamento falou sobre a dotação orçamentária da câmara de 2013 dizendo que existe no caixa por mais de R$ 13 mil reais, e que este dinheiro está sendo reservado para dá inicio a construção da câmara municipal, que é um sonho antigo dos vereadores, e espera que até o final desse ano, possa ter em caixa em torno de 18 a 20 mil reais, e que espera que até o final de 2014 com a ajuda da prefeitura possa começar a obra da câmara já que o terreno já foi adquirido através de doação.
O vereador disse ainda que em função dos pedidos dos seus colegas de bancada vai melhorar um pouco o plenário da câmara para dar melhor comodidade aos edis e as pessoas que vão assistir as sessões as sextas-feiras.
Sobre a taxa de iluminação pública que é cobrada pela Eletrobras no Povoado Barro é ilegal já que não existe iluminação pública, e que a população deverá entrar na justiça para acabar com esse abuso. Quando os esgotos a céu aberto nas ruas de Santana é preciso que o executivo busque recurso para fazer o saneamento básico da cidade, já que a cidade ainda é pequena e tem como resolver o problema a tempo, frisou Chico Borges.
Vereador Presidente Chico Borges do PSB