Desembarcaram por volta de 23h deste sábado (14/09) os médicos cubanos que vão trabalhar em cidades do Piauí, atuando pelo programa Mais Médicos do Governo Federal. A chegada estava prevista para as 17h, mas por conta de um atraso, a chegada só aconteceu no fim da noite.
No aeroporto Petrônio Portella em Teresina, um grupo com cartazes e faixas manifestava apoio pela chegada dos médicos. "Saudações a quem tem coragem", dizia um dos cartazes. "Nossa saúde agradece", trazia a faixa segurada por uma jovem.Â
Amanhã os médicos deverão assistir a um show de humor no Teatro 4 de Setembro e pela manhã participam de um evento de "boas vindas". Durante a semana, os médicos estrangeiros vão participar de um curso na sede da APPM.Â
Vale lembrar, que eles irão atuar inicialmente em serviços básicos de saúde. Não atenderão em cirurgia ou setores mais delicados.
Ao contrário do que se vem acontecendo em outros estados, a recepção dos Cubanos foi típica de um piauiense, calorosa. Um grupo de pessoas se reuniu em frente ao desembargue de passageiros, na espera pelos futuros médicos do estado. Gritavam palavras de ordem, não como as que ouvimos em outros estados, estas eram mais acolhedoras, tipo: "Sejam Bem Vindo".
Fonte:180graus