Matéria / Polícia

Câmeras e ações policiais reduzem em 80% violência no município de Fronteiras

16/09/2013 | Edivan Araújo
/

Em Fronteiras, município situado a 400 quilômetros ao Sul da Capital, o uso de 18 câmeras de segurança nas principais ruas do Centro comercial tem reduzido os índices de violência na região. O método moderniza a vigilância e se une às ações de policiamento militar, diminuindo em quase 80% as ocorrências de furto em comércios e residências da área urbana do município.

De acordo com o tenente Antonio Gilson Medeiros Xavier, desde a implantação do sistema de monitoramento eletrônico, há 45 dias, houve uma redução de 70% do número de ocorrências no trânsito, além disso, a diminuição se deu também no que diz respeito a furto de motocicletas e homicídio.

“Junto à intensificação das operações da PM, com realização de bloqueios, blitz e barreiras na região, a implantação das câmeras tem facilitado as missões dos policiais. Se acontecer algum homicídio, as ações vão coibir e os responsáveis serão facilmente identificados. Isso vai ajudar o trabalho dos delegados. São equipamentos importantes, especialmente, no combate às drogas e contrabando”, ressalta o tenente Gilson, que atua na região.

O sistema foi implantado pela prefeitura em parceria com o Governo do Estado, através da Polícia Militar. “As salas de monitoramento ficam no quartel da PM, com policiais em revezamento 24 horas. Eles acompanham as imagens e capturam fotos de tudo aquilo que precisar ser registrado e verificado com maior ênfase”, explica o tenente, frisando que as imagens ficam registradas no quartel por até dois meses.

O tenente Gilson Xavier destaca que nos próximos meses serão implantadas mais 10 câmeras em outros locais estratégicos da cidade, beneficiando uma população estimada em 11.368 habitantes, dados do IBGE- 2013.

Fonte: Ccom

Facebook