Matéria / Geral

Causas banais abarrotam Judiciário de processos

23/09/2013 | Edivan Araújo
/

Mesmo com toda a morosidade, a Justiça, paradoxalmente, é cada vez mais procurada pela população piauiense. Os dados são do Tribunal de Justiça. Em 2011, por exemplo, foram ajuizadas 87.577 ações em todo o Estado. No ano passado, o número aumentou para 101.593, um crescimento de 16%. Este ano, até agosto, já foram 79.126 processos, o que deve fazer com que, até o final do ano, o número seja maior do que o de 2012.

Mas por que os piauienses procuram tanto a Justiça? O DIA foi atrás das respostas no próprio judiciário e na sociedade e descobriu que há razões positivas e outras nem tanto.

O juiz auxiliar da Presidência do TJ-PI, Virgílio Madeira Martins Filho, afirma que a Constituição Federal de 1988 ampliou os direitos do cidadão, fazendo com que a população se aproximasse mais da Justiça. Desta forma, cada vez que vê seu direito negado, recorre ao Judiciário. Mas ele enfatiza que isso não é uma característica exclusiva dos piauienses, mas brasileira e mundial.

“A partir do momento em que o cidadão passa a ter mais informações, ele percebe a importância de ser cidadão e isso só pode ser alcançado quando os direitos não são negados. No caso particular do Brasil, o aumento do acesso aos bens de consumo também tem provocado uma demanda à Justiça”, explica Madeira.

 

Fonte: Jornal O DIA

Facebook