O número de veículos roubados ou furtados vem crescendo no Piauí.Segundo a polícia, em 2013 foram registrados 600 furtos ou roubos de veículos no estado. Os dados da Polinter apontam uma média de 100 casos por mês, ou um índice de três veículos levados pelos bandidos, por dia. Os dados apontam ainda que o principal alvo são as motocicletas, que em alguns casos são usadas na prática de novos roubos ou até sequestros relâmpagos.
Em Teresina, a região que registra maior número de roubos é a Zona Norte. De acordo com informações do 9º Batalhão da Polícia Militar, pelo menos cinco motos são roubadas por semana na área. ÂÂ Segundo o subcomandante de 9º BPM, Pedro Moreira, o bairro onde se registra maior incidência é a Santa Maria da Codipi.
“As pessoas que praticam esse tipo de infração geralmente tomam de assalto os veículos mais possantes para, geralmente, empreender fuga e posteriormente são abandonados. Já no caso das motocicletas, normalmente, eles furtam para praticar outros delitos ou até para desmonte e venda das peças, além de casos em que os veículos são levados para cidades do interior do Piauí, ou até de estados vizinhos”, relatou.
O delegado interino da Polinter, Emir Maia, aponta que apenas no mês de setembro foram registrados 59 roubos e 28 furtos de veículos. Mas, em paralelo, 380 motos e 149 carros foram restituídos.
Fonte: G1 Piauí