Matéria / Educacao

Uespi de Picos tem um dos melhores cursos de Direito do país

12/10/2013 | Edivan Araújo
/

Por Jesika Mayara

A Universidade Estadual do Piauí (UESPI) campus de Picos apesar de todos os seus problemas estruturais possui um dos melhores cursos de direito do país. O curso obteve nota máxima (05) no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes(Enade) e se coloca entre os melhores cursos do país.

Na Universidade Estadual do Piauí (UESPI) foram avaliados 14 cursos da área de humanas. Destes, cinco tiveram resultados excelentes, seis bons e três regulares.

O aluno Paulo Henrique que faz parte do Conselho Acadêmico do curso, afirma que as dificuldades enfrentadas pelos alunos de direito na instituição são muitas. “Superamos instituições que comparadas a nossa teriam tudo para conseguir a nota máxima. A situação em que nos deparamos é lastimável, na instituição mal temos salas de aula, nos deparamos com uma biblioteca com livros muito antigos e que pouco nos ajudam, a maioria dos nossos professores não são efetivos o que acaba atrasando o período letivo.”

Ainda segundo Paulo Henrique os alunos são os grandes responsáveis pelo êxito. “Nos alunos, mesmo diante de todas as nossas dificuldades estamos sempre mostrando do que somos capazes e se tivesse algum critério que fosse diferenciar o desempenho do aluno e da instituição, iria se comprovar que a instituição esta deixando muito a desejar. Infelizmente o governo do estado não olha para a UESPI com bons olhos.”

O estudante do primeiro período, Diego Braga, sempre sonhou cursar direito, passou para faculdade particular em Teresina pelo Programa Universidade para Todos (Prouni) e foi morar na capital, porém, a noticia de sua aprovação na Uespi de Picos foi uma de suas maiores vitórias. “Cheguei a Teresina e em duas semanas recebi a noticia da minha aprovação em direito na Uespi de Picos, não pensei duas vezes e voltei, apesar de todas as dificuldades que a instituição oferece, não me arrependo de ter optado por ela.”

Com a construção do novo campus os alunos esperam que venham mudanças, não só para o curso de direito mas para a instituição como um todo, que vem passando por problemas estruturais a alguns anos.

O objetivo do exame é aferir o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, suas habilidades e competências.

Dados do Enade 2012 indicam que 43 cursos deDireito no país atingiram a faixa 5 no Enade (nota máxima). Entre eles, 32 são de instituições públicas e 11 de instituições privadas. A gradação do Enade vai de 1 a 5, sendo que 1 e 2 são notas insatisfatórias.

Enade 2013

As provas do Enade 2013 serão realizadas no dia 24 de novembro a partir das 13h (horário de Brasília). O Inep disponibilizará o Questionário do Estudante, de preenchimento obrigatório para os selecionados, no período de 22 de outubro a 24 de novembro.

Segundo o Inep, neste ano será avaliado o desempenho dos cursos que conferem o diploma de bacharel em agronomia, biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, serviço social e zootecnia. O exame também avaliará os cursos de tecnólogo em agronegócio, gestão hospitalar, gestão ambiental e radiologia.

Portal O Povo

Facebook