Pela sexta vez na temporada, Flamengo e Botafogo voltam a medir forças em campo, nesta quarta-feira, às 21h50, no Maracanã. E desta vez em uma caráter ainda mais decisivo. Após empate por 1 a 1 no jogo de ida das quartas de final, os rivais vão em busca de uma vitória por uma vaga na semifinal da Copa do Brasil. Em caso de nova igualdade no placar, a definição da classificação será nos pênaltis.
A partida, porém, não vale apenas uma vaga, mas também uma análise sobre a temporada de cada time. Enquanto o Flamengo tenta salvar o ano irregular, onde ficou fora da briga no Campeonato Carioca e ainda luta para escapar do rebaixamento no Brasileiro, o Botafogo tenta confirmar uma temporada quase perfeita.
Após o título estadual, o clube de General Severiano ocupa o G-4 do Campeonato Brasileiro e pode se aproximar de uma vaga na Libertadores após 16 anos por outro caminho.
E sem abrir mão de nenhuma das duas opções de campanha para chegar ao principal torneio continental, o Botafogo lançará mão de força máxima para o jogo. O único desfalque é o lateral Edilson, suspenso. Oswaldo de Oliveira, no entanto, não confirma quais serão suas opções.
Gegê e Lodeiro não treinaram na última terça por conta de desgaste muscular e ainda serão reavaliados nesta quarta. Caso não possam entrar em campo, a tendência é que Sassá e Hyuri sejam os substitutos, respectivamente.
"É um jogo especial e decisivo. Não temos conforto e nem vamos deixar alguma competição de lado. Estamos bem nos dois lados [Copa do Brasil e Brasileiro], somos os únicos no país assim e vamos procurar seguir dessa maneira. Será um jogo maravilhoso. Me sinto honrado de participar de mais uma partida decisiva no Maracanã com esse clima. Significa muito. Estou estimulado e animado com a possibilidade de conseguir a classificação e ver o estádio lotado", disse Oswaldo de Oliveira, se referindo aos quase 50 mil ingressos já vendidos para a partida.
No Flamengo, a motivação é maior ainda, principalmente pelo fato da torcida rubro-negra ter comprado a maioria dos bilhetes. Aniversariante do dia, Léo Moura, que completa 35 anos nesta quarta, quer reviver os dias de glória com o Maracanã lotado.
"Seria muito especial uma vitória para mim neste confronto. Estádio lotado e partida decisiva formam uma combinação mágica. Vamos com o coração na ponta da chuteira para buscar a vaga. É um presente que eu desejo. Já até falei para os meus companheiros. Já tive muitas vitórias e títulos com o estádio lotado e quero mais uma festa com a torcida do Flamengo", disse o capitão, que tem contrato com o clube apenas até o final do ano e pode estar disputando seu último clássico.
Para a partida, o técnico Jayme de Almeida não deve ter maiores problemas para escalar o time. As únicas exceções são o lateral João Paulo e o zagueiro Samir, vetados por lesões. De resto, a equipe deverá ser formada pela base que vem atuando nos últimos jogos.
FLAMENGO x BOTAFOGO
Data:Â 23/10/2013 (quarta-feira)
Horário:Â 21h50 (horário de Brasília)
Local:Â Estádio Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro:Â Paulo César de Oliveira (SP)
Auxiliares:Â Emerson Augusto de Carvalho (SP) e Fábio Pereira (TO)
Flamengo
Felipe; Léo Moura, Wallace, Chicão e André Santos; Amaral, Elias, Luiz Antônio e Carlos Eduardo; Paulinho e Hernane
Técnico:Â Jayme de Almeida
Botafogo
Jefferson; Gilberto, Bolívar, Dória e Julio Cesar; Marcelo Mattos, Renato, Gegê (Sassá), Lodeiro (Hyuri) e Seedorf; Rafael Marques
Técnico:Â Oswaldo de Oliveira
Fonte:Uol Esportes