Matéria / Cidades

É 2013, mas famílias ainda precisam puxar água de poço cacimbão no PI

27/10/2013 | Edivan Araújo
/

Difícil acreditar que em 2013, ainda haja famílias que precisem usar balde e corda lançados ao fundo de um poço cacimbão para conseguir água para beber. Mas esta é a realidade dos moradores da zona Rural do município de Caxingó, que fica a 281 km ao norte de Teresina.

O 180graus visitou a localidade Olho d’Água dos Bois, um dos mais povoados da região. Lá, quem precisa de água seja para beber, tomar banho, lavar as roupas ou louças, precisa ir a um poço cacimbão, puxar o balde com uma corda, sob risco até mesmo de cair.

Próximo ao poço cacimbão, a prefeitura começou a perfuração de outro, mas até o dia em que nossa reportagem esteve no local, apenas uma sonda era usada para retirar água. A bomba que deveria puxar para a caixa d’água não foi instalada, gerando um transtorno a mais para a população.

Com a seca, as famílias não tem outra alternativa, a não ser buscar água nos dois poços. E de tão grave a situação, o caso vem sendo tema de debate na Câmara de Caxingó. Se na cidade uma associação desvinculada à prefeitura toma de conta da distribuição de água, a zona rural vive à mercê.

Até crianças se arriscam para tirar um pouco de água do cacimbãoAté crianças se arriscam para tirar um pouco de água do cacimbão

Segundo o vereador Carlim Maricota (PTB), parlamentarem vem reivindicando melhorias da situação na zona rural. “A prefeita e seu grupo prometeram muito, e agora pessoas ligadas ao seu lado político estão insatisfeitos. Eles prometeram muitos poços para a zona rural, e agora locais onde há água boa, estão sendo desperdiçados por falta de estrutura, que deveria vir por parte da prefeitura”, afirmou.

Fonte:180graus

Facebook