Com o objetivo de divulgar o legado educacional e cultural deixado por Benvinda Nunes aos povos do Piauí e debater temas correlatos de interesse da sociedade, a Academia de Letras da Região de Picos (Alerp) promoveu entre os dias 25 e 26 de outubro, o XII Seminário de Literatura Piauiense e o IX Seminário de Literatura Picoense.Â
O evento foi aberto ontem a noite, 25, pela presidente da Alerp, professora Francelina Macedo e prosseguiu até o meio-dia deste sábado, 26. As atividades aconteceram no auditório da Câmara Municipal de Picos, com a participação de estudantes, poetas, escritores e amantes das artes e da cultura.
Imagem: José Maria Barros/GP1Plateia acompanha atentamente as palestras
Segundo a presidente da Alerp, Francelina Macedo, o seminário também objetiva divulgar os escritores e demais personalidades da cultura piauiense e picoense. Pretende ainda valorizar a produção artística e acadêmica local, antenada com a produção científica e a cultura nacional.
Programação
A programação foi aberta as 20h de ontem pela presidente da Alerp, professora Francelina Macedo e em seguida palestra com a psicóloga Graça Moura. Ela abordou o tema Benvinda Nunes e a Expressão do “ser Mulher” no sertão do Piauí. Para encerrar as atividades da noite sarau e coquetel.
Â
Imagem: José Maria Barros/GP1Solon Reis falou sobre a saúde do homem
Neste sábado pela manhã palestra com o poeta popular e escritor Francisco Reis Barrazul. Ele abordou o tema “Cordel: meio de ser, conhecer e fazer no universo cultural picoense”.
Â
Imagem: José Maria Barros/GP1Público lota auditório da Câmara na abertura do evento
O médico urologista José Solon Reis encerrou o ciclo de palestras enfocando o tema: “A sexualidade e a saúde do homem”. Em seguida, entrega simbólica de certificado a um participante do seminário e sarau.
Â
Imagem: José Maria Barros/GP1Galerias da Câmara ficaram lotadas na abertura do evento
Â
Imagem: José Maria Barros/GP1Psicóloga Graça Moura falou sobre legado da professora Benvinda Nunes