Matéria / Polícia

PI registra 57 mortes de 'foras-da-lei' nos últimos seis mesesras-da-lei' nos últimos seis meses

28/10/2013 | Edivan Araújo
/

Nos últimos seis meses pelo menos 57 pessoas com envolvimento com a criminalidade ou viciadas em drogas foram assassinadas no Estado do Piauí. Os dados são de uma pesquisa mensal realizada pelo Sindicato dos Policiais Civis de Carreira do Piauí (Sinpolpi) e são o retrato do que está acontecendo ultimamente no Piauí com as gangues se matando na disputa pelos pontos de drogas.

Conforme a pesquisa dos 233 assassinatos registrados no Estado entre os meses de abril e setembro, 57 das vítimas eram detentos, ex-detentos, assaltantes, traficantes e viciados em drogas que se tornam alvos potenciais a partir do momento em que compram a droga e não tem como pagar o traficante.

Para o presidente do Sinpolpi, Cristiano Ribeiro, esses dados são preocupantes porque demonstram que a política de ressocialização dos detentos brasileiros, em especial no Piauí, não estão surtindo efeito.

No Estado, isto ficava bem claro até cerca de 20 dias atrás quando grande parte dos presos da Justiça era mantida nos xadrezes das delegacias distritais, cadeias públicas e de especializadas devido a falta de vagas no sistema prisional.

Sem ocupações e convivendo com elementos a pior espécie, algum preso que ainda tivesse esperança de se regenerar acabava fatalmente voltando a mundo do crime quando ganhasse a liberdade, seja através da justiça ou das fugas. Mas os policiais não estão mais recebendo presos da Justiça, o que pode diminuir nas pesquisas futuras a quantidade de detento ou ex nos dados da pesquisa.

QUEDA
Se por um lado o número de vítimas têm aumentado, por outro, foi registrada uma queda no total dos assassinatos no geral, se computados os dados por trimestre. Entre os meses de abril e junho foram registrados 123 assassinatos , enquanto que no trimestre seguinte (julho, agosto e setembro)ocorrem 110 homicídios dolosos.

O mês passado foi o que registrou menos assassinatos no Piauí durante todo o ano de 2013 com um total de 29 casos, ficando Teresina com 18 registros e os demais municípios do interior e litoral com onze casos.


Fonte: Com informações da Assessoria

Facebook