Matéria / Geral

Casos de dengue no Piauí tem a maior redução em cinco anos

07/11/2013 | Edivan Araújo
/

O número de casos de dengue no Piauí é o menor dos últimos cinco anos segundo pesquisa feita pela Secretaria de Saúde do Estado. Os registros da doença no Piauí sofreram redução de 60% a 73%.  

A Coordenação Estadual de Vigilância Ambiental da Sesapi diz que houve um maior investimento do Governo Federal voltado para o aprimoramento de ações de vigilância e controle da dengue nos 224 municípios piauienses. “Nós recebemos uma série de recursos financeiros federais nos últimos anos e isso ajudou muito para que o resultado no combate à dengue no Estado fosse positivo”, diz o coordenador Inácio Lima.

Outro fator apontado pela Sesapi como determinante para a redução nos números da dengue no Piauí foi o desenvolvimento de três novos sistemas informatizados desenvolvidos pelo Ministério da Saúde que permitem a o reconhecimento em tempo real da situação epidemiológica em cada município.

Em conjunto com as ações do Ministério da Saúde, a Sesapi iniciou também a capacitação dos agentes de saúde e atualização de técnicos sobre os cuidados a serem dispensados tanto ao paciente quanto ao vetor transmissor da dengue. Foi realizado também um trabalho de manutenção e abastecimento da regionais de saúde com inseticidas de controle e combate ao mosquito.

Nos municípios de Pimenteiras, Várzea , Piripiri , Pedro II, Lagoa do São Francisco, Campo Grande e Pio IX foi intensificado o uso do carro fumacê. “Quando uma regional encontrava-se desprovida de veiculo fumacê, o nível central providenciou de imediato deslocamento desse veículo de outras regionais, de forma a agilizar o imediato trabalho de combate e assim evitando maior risco de adoecimento da população”, comenta Inácio Lima.

Fonte: Portal O Dia

Facebook