A Polícia Federal está investigando os casos de assaltos às agências dos Correios no Piauí, em parceria com a instituição. Só na última semana, nove agências foram invadidas por assaltantes em várias regiões do Estado. Segundo o superintendente da PF-PI, Antonio Tarcísio Alves de Abreu, o trabalho em conjunto visa a desarticulação de alguns poucos grupos que estão agindo no estado.
Por questões, segundo o superintendente, estratégicas, não é possível ainda confirmar se os grupos que agem no Piauí são do estado ou sem vem de fora, mas confirma que são poucas as organizações criminosas que praticam os delitos por todo o estado.
Na parceria com os Correios, Antonio Tarcísio Alves ressalta que a instituição está buscando cada dia mais se aparelhar com materiais de segurança, principalmente com a instalação de câmeras que podem registrar os assaltos, artifício a mais para a identificação dos grupos criminosos.
'MANSÃO DO TRÁFICO' USADA COMO APOIO
Os assaltantes dos Correios de Demerval Lobão permaneceram hospedados na residência do Velho Zeza, famosa como 'Mansão do Tráfico', antes de praticarem a ação criminosa de ontem. Um dos assaltantes foi capturado e declinou o nome de Wesley, neto do Velho Zeza, como um dos que deu apoio para o assalto no município.
"Nós estávamos fazendo um trabalho de investigação, focado justamente nesta suspeita de que os traficantes não estão mais atuando em uma só atividade, mas sim, ramificando-se em outros delitos para dar mais embasamento à atividade criminosa. Foi quando o BOPE nos informou sobre a captura de uma pessoa que declinou o nome do neto do Velho Zeza como uma das pessoas que deu apoio ao bando em Teresina", explicou o delegado Willame Morais, da Delegacia de Repressão a Entorpecentes.
​
Ontem dois mandados de busca e apreensão expedidos pelo juiz Almir Abib Tajra foram cumpridos na residência de Velho Zeza, e do neto dele. Na primeira casa, que ficou conhecida como 'Mansão do Tráfico' após a deflagração da Operação Pioneiros da PF, foram encontrados além de objetos relacionados ao tráfico (crack e balança de precisão), instrumentos usados para arrombar portas e duas bananas de dinamite, usadas por quadrilhas para arrombar cofres e terminais bancários.
​
"Já tínhamos esta suspeita, e a prisão destes indivíduos foi uma coincidência. Velho Zezo continua preso, mas seus familiares estão soltos tentando dar continuidade aos delitos. Depois destas informações, levamos estes indivíduos para a Polícia Federal, já que os casos referentes a assaltos aos Correios, a PF toma para si a investigação", afirmou o delegado ao 180graus.
SOBRE O ASSALTO EM DEMERVAL LOBÃO
Dezenas de homens da Polícia Militar continuam em uma área entre os municípios de Demerval Lobão e Lagoa Alegre, onde estão cercados os envolvidos no assalto aos Correios ocorrido na manhã desta quinta-feira (07/11) em Demerval Lobão. Na ação, os bandidos conseguiram invadir a agência e levaram um policial militar como refém, usando-o como escudo humano no momento de deixarem a agência. Eles seguiram por uma estrada de chão até onde puderam, quando tiveram de abandonar o veículo, e continuaram fuga a pé. Eles foram cercados pela polícia, num trecho às margens da BR-316 entre Demerval e Lagoa do Piauí.
Fonte: 180graus