Matéria / Polícia

POLÍCIA CIVIL deflagra Operação Inhaúma contra o tráfico em Picos, Inhuma e Valença.

14/11/2013 | Edivan Araújo
/

A Polícia Civil do Piauí deflagrou nas primeiras horas desta quinta-feira (14/11), a Operação Inhaúma, visando a desarticulação de uma organização criminosa com atuação nos municípios de Picos, Inhuma e Valença. São 15 mandados de prisão temporária e 15 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo juiz titular da comarca de Inhuma, Dr. Kelson Carvalho Lopes da Silva.

Até às 6h30 desta manhã, oito pessoas tinham sido presas, entre elas um italiano, identificado apenas pelo nome de Fabrizio. Na residência do acusado, onde foi cumprido mandado de busca e apreensão, foram encontrados 2,5 kg de maconha. Com ele a polícia achou também 4 armas, cocaína e crack.

Sob comando do delegado Wildson e Leandro Ferraz, da Delegacia Regional de Oeiras, trabalham na operação pelo menos 60 policiais do 14º Batalhão da Polícia Militar, Delegacia de Repressão a Entorpecentes, Grupo de Repressão ao Crime Organizado, Delegacia de Picos, Valença, Demerval Lobão, Floriano, Água Branca e Gadalupe. Às 12h, em entrevista coletiva, serão apresentados os principais pontos da investigação.

Inhaúma, denominação dada à operação, refere-se ao nome popular de espécie de pássaro cuja presença abundava nas primeiras décadas do século XX a margem direita do Brejo do Sossego, quando a cidade de Inhuma/PI foi deslocada para tal posição após o declínio da exportação de maniçoba.

Segundo nota encaminhada pela Polícia Civil nas primeiras horas de hoje, a investigação que culminou na operação já iniciou há 7 meses pelas Delegacias de Inhuma e a Regional de Oeiras, em parceria com o 14º BPM de Oeiras. O trabalho visa comprovar denúncias contra uma associação ligada ao tráfico de drogas e demais entorpecentes, e só foi possível graças a informações repassadas de forma anônima pela sociedade. Descobriu-se então uma rede de tráfico que atua nas cidades de Picos, Inhuma e Valença.

Já nas investigações, descobriu-se que a cidade de Inhuma é hoje um polo de dirtribuição de droga na região. Todo material comercializado vem de outros estados. A polícia destacou ainda a forte presença de mulheres no comercio de drogas em Valença. E o italiano preso na Operação, é apontado em nota, como responsável pelo tráfico na região, uma espécie de gerenciador, fato que ficou evidenciado durante a investigação.

Direto de onde ocorrem as prisões e apreensões, o secretário de Segurança Robert Rios, deu entrevista ao jornalista Ieldyson Vasconcelos, do Bom Dia Meio Norte, e comentou que o trabalho da polícia será intensificado em todas as regiões do estado.

Fonte: 180graus

Facebook