Matéria / Cidades

Durante audiência sobre segurança em Santana do Piauí coronel promete reforço no policiamento

28/11/2013 | Edivan Araújo
/

Foi uma oportunidade em que as preocupações da população foram externadas com muita propriedade. A participação da sociedade santanense na audiência pública realizada na noite da quarta-feira, 27, foi em peso, com todos os setores devidamente representados. Após ouvir atentamente as preocupações de mães e pais de família, professores, vereadores e empresários o comandante do 4° Batalhão de Polícia Militar de Picos tenente coronel Wagner Torres anunciou que mais um soldado fará plantão em Santana do Piauí, além de assegurar o deslocamento da Força Tática com mais frequência para o município.

A audiência pública foi possível graças a um requerimento apresentado pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Francisco Borges (PSB), contando com o total apoio do prefeito Ricardo José Gonçalves. Em outras ocasiões o prefeito já vinha procurando o coronel para externar a sua preocupação quanto a questão da segurança no município. Na abertura do evento Ricardo citou a importância da realização das blitz, como forma de garantir a segurança da população. “A segurança pública é dever do Estado, e diz a Constituição, mas é também dever de todos nós, para que tenhamos mais cuidado”, comentou.

O comandante do Grupamento da Polícia Militar de Santana do Piauí sargento R. Alves falou rapidamente sobre o trabalho desenvolvido no município e as dificuldades enfrentadas, sobretudo na questão do efetivo que está abaixo do necessário. Ele se mostrou satisfeito quanto ao reforço que a polícia santanense receberá a partir de agora.

Muitas pessoas usaram a palavra durante a audiência pública, a vereadora Francinauva de Carvalho Brito Leal, o bancário Zé Manoel, a professora Ana Meire, o ex-vereador Adauto Borges. Todos mostraram temor contra a onda de furtos de motos, lamentaram a retirada da delegacia do município (decisão da Secretaria de Segurança Pública do Piauí válida para todo o estado), indagaram algumas questões jurídicas e o que pode ser feito para que a paz seja devolvida a Santana do Piauí.

O coronel Wagner Torres a tudo escutou, fez anotações e no início de sua fala explicou que o tráfico de drogas é a origem de todos os demais crimes, inclusive o furto de motos. Ele informou que o ideal de policiais para Santana do Piauí seria de 20 soldados, número muito acima do real. Mas a PM do Piauí enfrenta o grave problema do reduzido efetivo. O coronel estimulou as pessoas a fazerem denúncias anônimas através do telefone e de mensagens de texto via internet.

Wagner Torres falou na questão do monitoramento por câmeras e convidou Ricardo para junto com o prefeito de Picos, Kleber Eulálio, visitar o município de Fronteiras do Piauí, onde esse sistema já funciona.

O tenente coronel informou que aumentará o efetivo policial da cidade e designará os militares da Força Tática no sentido realizar blitz e abordar pessoas esperando assim identificar indivíduos que estejam portando armas de fogo ou drogas. “Nós sentimos o povo muito temeroso, mas com certeza com essas providências nós vamos tranquilizar a população de Santana”, declarou o coronel.

Autor do requerimento que pediu a audiência o presidente da Câmara Municipal vereador Francisco Borges se disse satisfeito com as palavras do coronel e espera que a promessa seja cumprida.

Fonte: Ascom

Facebook