Através de convênio firmado entre o Ministério da Integração Nacional e o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Rural (SDR), o município de Pio IX será contemplado com a construção de três barragens de acumulação, as quais beneficiarão, diretamente, as comunidades de Vertente, Baixão do Gurgueia e Anacleto.
A obra integra o projeto do Governo do Estado que prevê a construção de 135 barragens de acumulação em municípios piauienses. O valor unitário para a construção de cada barragem corresponde a R$41mil (totalizando R$123 mil a serem investidos na execução das obras).
Cada uma das barragens será composta por vertedouro com soleira, canaletas e dissipador de energia. O volume de armazenamento corresponde a 3.110,27 metros cúbicos, ao passo que a proporção entre a largura e o comprimento do coroamento corresponde a 3x90m. Durante o processo de construção das barragens será realizado o preparo da bacia hidráulica (com limpeza e bota fora). O sangradouro e o maciço, por sua vez, serão construídos em alvenaria de pedra e com materiais de primeira categoria.
De acordo com o Superintendente da Agricultura Familiar da SDR, Carlos Domingos de Andrade, a execução da obra tem por objetivo favorecer o acúmulo de água das chuvas nesses reservatórios, os quais devem permanecer com água por aproximadamente 8 meses após o período chuvoso.
“Através da construção das barragens de acumulação, será garantido o acesso e o uso da 2ª água (destinada aos animais e à pequena irrigação) em qualidade e quantidade mínimas necessárias, bem como a regularidade no abastecimento para as 5.250 pessoas que residem no semiárido piauiense em situação de extrema pobreza”, concluiu o superintendente.
Fonte:Cidadeverde