A Câmara Municipal de Santana do Piauí realizou na noite desta sexta-feira (06) no plenário mais uma sessão ordinária presidida pelo vereador Francisco Raimundo de Moura (Francisco Borges) do PSB, que colocou em pauta três projetos de lei sendo o primeiro o Programa-Exercício 2014; o Plano Plurianual (PPA); de 2014 a 2017 e o Projeto de Lei, que dispõe sobre a Ratificação do Protocolo de Intenções, firmado entre o município de Santana e o Estado do Piauí e dá outras providências do executivo.
Durante a sessão os vereadores e vereadoras usaram a tribuna da câmara para defender seus requerimentos e tratar sobre outros assuntos de interesse do legislativo e do executivo municipal.
A vereadora Francinauva de Carvalho Brito Leal do PSB, foi a primeira a usar a tribuna para defendeu seu requerimento que solicita ao prefeito Ricardo José Gonçalves (PMDB) reparos na rede elétrica e hidráulica do cemitério Santa Ana aumentando a quantidade de lâmpadas, tomadas, como também de torneiras para facilitar os trabalhos a serem realizados no cemitério, além do mais que seja providenciado um vigia para dar plantão no cemitério, ficando responsável pelo seu funcionamento.
Vereadora Francinauva Leal do PSB |
A vereadora também falou sobre o I Seminário da Educação Municipal de Santana do Piauí através de ações do PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa), onde parabenizou o secretário municipal de educação professor Antônio Umbelino e todos os coordenadores e professores.
O vereador Dezilnton Lindalvo dos Santos do PSB, onde solicitou ao Prefeito o calçamento da Rua Josino Rocha, passando pela Rua São Pedro ligando a Avenida São João. O edil ainda pede o calçamento da Rua Raimundo Rocha.
Vereador Dezilton do PSB |
O outro requerimento o parlamentar solicitou que o executivo faça a encanação da caixa do olho d’ água do Buriti para a caixa dos homens, localizada também no Buriti.
O vereador Francisco Pedro de Sousa do PR agradeceu aos colegas de bancada pelo apoio e a compreensão pelas ausências nas sessões anteriores por motivos de doença, bem como a população que sabe de seu compromisso frente ao legislativo santanense.
Vereador Francisco Pedro do PR |
Sobre o Programa Garantia Safra de 2013 o vereador disse que houve erros por parte da comissão que deixaram seis pessoas de foram mais uma vez, e que quer que os responsáveis esclareçam os motivos dessas pessoas não estarem inseridas dentro do programa. Ainda durante seu pronunciamento o vereador Francisco Borges pediu um aparte se solidarizou com o vereador sobre o assunto.
“Não consigo entender, pois se tinham 800 vagas disponíveis para o nosso município como é que só foram cadastradas 735, quando próprio cadastro aponta 741, cadê esses seis cadastros foram para onde”, questionou o edil.
Vereador Geosmar do PT |
O vereador Geosmar Pedro de Aquino (Bau) do PT que substituiu o vereador Massuel pelo período de 90 dias na câmara se despediu dos colegas e agradeceu o apoio de todos pelo tempo que esteve naquela casa representando o povo santanense.
Bau disse ainda que espera ter cumprido com o seu papel de legislar em favor do povo de sua cidade. Na mesma oportunidade agradeceu ao presidente Francisco Borges pelo apoio e disse que a câmara está bem representada por ele como presidente. “Espero está dando apenas um tchau e que em breve quero está aqui com o apoio da por população nãoa penas mias por 90 dias, mais por um mandato inteiro”, disse ele.
Vereador Francisquinho do PSB |
O vereador Francisco José de Carvalho (Francisquinho) do PSD aproveitou a oportunidade na tribuna da câmara para solicitar do executivo que veja através dos órgãos do governo a possibilidade de se implantar no município de Santana uma unidade básica do Samu. O vereador justificou seu pedido em virtude de 20 municípios da região de Picos ganharem uma unidade que deve ser instalada em breve.
O vereador disse também que desde o começo do ano tem ouvido falar numa ambulância que viria para o município, mas que até agora esse carro ainda não chegou, e espera que se resolva logo isso, já que Santana é uma cidade que tem registrado infelizmente muitos acidentes nos finais de semana.
Vereadora Iêda Lela do PSB |
A vereadora Iêda Maria Leal do PSB defendeu seu requerimento onde solicita ao Prefeito Ricardo José Gonçalves a ampliação e o funcionamento do poço da Rua Raimundo Rocha, pois segundo a parlamentar a população não está sendo atendida a contento e precisa de uma solução o quanto antes.
A vereadora também parabenizou a equipe da educação pelo I Seminário através das ações do PNAIC. A educação municipal está avançando a cada dia, pois podemos perceber através dos programas de melhorias educacionais.
Vereador Francisco Borges do PSB |
O vereador Francisco Raimundo de Moura (Francisco Borges) do PSB disse durante seu pronunciamento na sessão desta sexta que a população santanense deveria participar mais das sessões na câmara, pois lá é a casa do povo e é através dos trabalhos dos vereadores que os gestores melhoram suas administrações através da s fiscalizações.
Sobre o Programa Garantia Safra o vereador disse que vai cobrar dos responsáveis pelo cadastramento dos agricultores, e saber por que várias pessoas ficaram de foram, já que existiam 800 vagas e mais 20 pessoas ficaram como suplentes. “Precisamos saber o que aconteceu e vamos procurar a onde está o erro”, disse ele.
Francisco Borges parabenizou o vereador Bau pela sua passagem no legislativo santanense e disse que ele procurou fazer o melhor para a população durante o período que ficou no cargo.
Vereador Antônio Joaquim Leal do PMDB |
Durante seu pronunciamento o vereador Antônio Joaquim Leal do PMDB, falou sobre a audiência pública que ocorreu no município onde tratou sobre segurança, e que os efeitos já estão começando a surgir com uma fiscalização mais rigorosa por parte da polícia militar.
O parlamentar disse que o I Seminário sobre educação no município pela primeira vez se tratou de coisas que envolve o município de Santana, e que a equipe está de parabéns pela organização e os trabalhos realizados.O edil disse também que não está satisfeito com o que aconteceu sobre o Programa Garantia Safra no município e espera que os responsáveis possam dá uma explicação plausível sobre o assunto.