O 6ª Encontro de Comunicação Comunitária e Popular no Sertão do Piauí será realizado no povoado Angical dos Domingos, zona rural de Picos neste sábado (21) na igreja de São Miguel e reunirá comunicadores de toda a região.
O evento trará palestras bem interessantes que instiguem os participantes a discutirem as dificuldades e principais problemas enfrentados pela comunidade de Angical, com relação a comunicação comunitária.
Dentro das palestras serão abordados temas da atualidade, trazendo conceitos diversificados como cidadania, comunicação local e regional, desafios da televisão para a inclusão das comunidades rurais na região de Picos. Como uma forma de contribuir para uma melhor comunicação entre os comunicadores e a comunidade em geral do povoado Angical dos Domingos.
O 6ª encontro desta vez trará uma perspectiva diferente com relação aos demais eventos já realizados, sendo o povoado Angical uma região carente de meios de comunicação ativos, para isso serão trabalhadas mesas de debate para discutir sobre esses assuntos pertinentes da comunicação.
Em uma das palestras serão abordadas temáticas acerca do poder do rádio, onde reunirá radialistas que atuam na cidade de Picos , bem como outros profissionais da área e de outros veículos da comunicação em geral. Ao final das palestras acontecerá uma mesa de debate entre todos os participantes do evento afim de entender e buscar possíveis soluções para a comunicação comunitária.
O projeto é desenvolvido por alunos bolsistas do curso de Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo e Relações Públicas da Uespi e coordenado pelos professores Evandro Alberto e Orlando Berti, através da Pró-Reitoria de Extensão da Instituição.
As inscrições são gratuitas e serão realizadas no local do evento, haverá certificado emitidos pela Universidade Estadual do Piauí, para quem tiver mais de 70% de participação no encontro.
Confira a programação do evento:
8h – Credenciamento e recepção dos participantes
8h20 – Abertura. Presença de autoridades locais, membros dos Movimentos Sociais e populares, representantes da Uespi e do Projeto de Extensão e população em geral.
8h50 – Mesa 1 – O que é o projeto de extensão de formação de comunicadores comunitários e populares do sertão do Piauí? Explicação por parte de membros do projeto O que é a ideia, suas causas e intencionalidades de consequência, além do futuro de tudo isso, a instalação dos futuros cursos superiores que a Uespi está fazendo como o de tecnólogo em radiojornalismo e o Licenciatura em Educomunicação. Acadêmica de Jornalismo da Uespi e pesquisadora Hosana Tenório.
9h30 – Mesa 2 – A importância do rádio na comunicação local e para a promoção da cidadania. Palestra com o acadêmico de Jornalismo da Uespi e pesquisador Luciano Barbosa.
10h45 – Mesa 3 – A comunicação local e a comunicação regional – Importância para as comunidades. Palestra com os acadêmicos de Jornalismo da Uespi e pesquisadores Paula Monize, Thalita Albano e Wilker Sobrinho.
12h – Intervalo
14h – Mesa 4 – Desafios da televisão para a inclusão das comunidades rurais na região de Picos. Palestra com a acadêmica de jornalismo da Uespi e pesquisadora Ingrid Milched e telejornalistas da cidade.
15h – Mesa 5 – O poder do rádio. Palestra com os radialistas Assis Santos, Ivo Farias, Sebastião Luz e Fátima Miranda.
16h45 – Mesa 6 – A comunicação comunitária como alternativa comunicacional para pequenas comunidades. Palestra com os coordenadores do Projeto de Extensão, professores Evandro Alberto de Sousa e Orlando Berti, e com comunicadores comunitários da cidade.
18h – Encerramento e avalição do evento