Entre os dias 15 e 20 de dezembro a Prefeitura Municipal de Picos, através da Secretaria Municipal de Saúde, desenvolveu a Primeira Semana do Bebê de Picos. A ação trabalhou com os eixos de mobilização social e promoção à saúde. Foram realizadas diversas atividades relacionadas à saúde dos bebês e de suas mães, como por exemplo, palestras, oficinas, capacitações, rodas de conversa, orientação Sexual na Adolescência, para Gestantes e Familiares. Houve também a realização de testes de triagem neonatal (pezinho, olhinho, lingüinha, orelhinha e coraçãozinho), atividades voltadas para os pais, gestantes e adolescentes, ações educativas e recreativas dentre outras atividades.
 “É com a sensação de dever cumprido que encerramos uma série de atividades realizadas durante a 1ª Semana do Bebê de Picos, onde procuramos envolver todos os elos responsáveis pelo cuidar e bem-estar das nossas crianças. Com o conceito de MUITO BOA, pelos participantes em geral e pela a organização, a I Semana do Bebê ficou marcada por ter sido um evento impar no município de Picos, pois o objetivo de se pensar e avaliar as condições sociais, educacionais e de saúde que o município oferece aos bebês que nascem na cidade foi alcançado”, ressaltou Sanya Elayne, Coordenação de Ações de Saúde da Criança e do Adolescente.
 O evento foi realizado com o objetivo de sensibilizar toda a sociedade com relação aos cuidados para com as crianças, desde a gestação até a adolescência. Como parte da programação, também foi promovida em todas as Unidades Básicas de Saúde do município, a Semana do Bebê.
De acordo com Sanya Elayne, Coordenação de Ações de Saúde da Criança e do Adolescente, durante toda a semana do Bebê, profissionais da saúde, entre médicos, Â enfermeiros, técnicos, coordenadores, profissionais da nutrição e assistência social estiveram envolvidos na causa orientando e dando todas as dicas para garantir ao bebê um ambiente de paz e segurança. Alunos da Universidade Federal do Piauí, campus de Picos também contribuíram para o sucesso da campanha.
A Semana do Bebê é uma estratégia de mobilização social apoiada pelo UNICEF, que vem desenvolvendo esta ação à 12 anos e que prioriza o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento da primeira infância até os seis anos de idade, como forma de incluir em nível global todas as crianças até a transição escolar.
O processo resultou em algumas parcerias: Prefeitura Municipal de Picos, Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Universidade Federal do Piauí, Hospital Regional Justino Luz, Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA, além de várias Coordenações da Secretaria Municipal de Saúde (Vigilância Epidemiológica, Saúde da Mulher, Tabagismo, Programa de Saúde na Escola, Educação Permanente e NASF) .
“Ano que vem será realizada novamente segundo a determinação do prefeito e a comissão organizadora já que todos os bebês tem que ser bem cuidados, bem olhados, isso representa crescer com saúde, trazendo satisfação para sua mãe. A Coordenação de Ações de Saúde da Criança e do Adolescente e o Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente, a qual represento, estão empenhados e vamos investir nas políticas públicas, na garantia de direitos de crianças e adolescentes e vamos lutar para conquistar o Selo Unicef”, frisou Sanya Elayne.
Â
Ascom SMS