Uma adolescente da cidade de União, no Centro-Norte do Piauí, foi localizada na manhã desta sexta-feira, 27, após o ônibus em que viajava ser interceptado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na cidade de Picos. A jovem estava desaparecida desde a última quinta-feira, 26, e já havia percorrido quase quatrocentos quilômetros desde que fugiu de casa.Â
De acordo com o Conselho Tutelar de Picos, a menor seguia com destino à cidade de Recife, capital pernambucana. O objetivo era encontrar um homem que conheceu pela internet e com o qual mantinha frequente contato pelas redes sociais.
“Ela me disse que conheceu uma pessoa e relatou que havia comprado uma passagem de ida e volta”, disse o conselheiro Josimar Lima. A adolescente teria informado ainda que fugiu de casa para participar de uma festa em Recife, mas estaria de volta amanhã. O conselheiro explicou que conferiu a passagem de volta da adolescente, marcada para o dia 30 de dezembro.
As passagens foram compradas pela própria adolescente em uma agência do Terminal Rodoviário de Teresina. O valor total gasto, R$ 280, será ressarcido pela empresa de transporte interestadual. “Toda empresa tem conhecimento de que nenhum adolescente pode viajar sem a autorização dos pais”, explicou Josimar.
A mãe da jovem estava em estado de desespero com o sumiço da filha e só teria se acalmado após entrar em contato com a equipe do Conselho Tutelar de Picos. Os pais da menor são divorciados.Â
A PRF não quis se pronunciar sobre o caso.
Os conselhereiros de Picos não quiseram revelar informações sobre a identidade do rapaz com o qual a adolescente manteve contato ou se ele ajudou de alguma forma em sua fuga.