O Caminhão Digital chegou a Picos nesta segunda-feira (7), e irá atender 280 jovens na cidade. O projeto é uma parceira da Prefeitura de Picos, através da Coordenadoria da Juventude, com a Secretaria Estadual de Assistência Social e Cidadania (SASC).
O caminhão está estacionado no bairro Junco em frente à Igreja de São Francisco de Assis do bairro e tem como objetivo, levar a população mais carente da cidade de Picos ao acesso a internet, a qualificação profissional e a inclusão digital por meio de uma Escola Móvel de Inclusão Digital.
De acordo com o coordenador municipal da Juventude, Rodrigo Lima, o caminhão oferecerá cursos de informática básica durante dois meses. “Caminhão irá beneficiar as comunidades vizinhas de Pedrinhas, Parque de Exposição, Cohab, Pantanal, Val Paraiso, Morrinhos e outras localidades adjacentes”,conta.
Rodrigo informou que o projeto é de grande importância para a juventude da cidade, uma vez que o curso de informática capacita e ajuda o jovem a ingressar no mercado de trabalho.
As inscrições poderão ser realizadas na Unidade Escolar Maria Gil de Medeiros, no antigo Sesi, no bairro Parque de Exposição ou no Caminhão Digital. “Pessoas a partir dos 15 anos poderão efetuar a inscrição munidos do CPF, RG e foto para ganhar um certificado reconhecido pelo MEC”, explica Rodrigo.
O prefeito Kleber Eulálio visitou o Caminhão e na oportunidade ele frisou a preocupação do poder público municipal em capacitar o jovem, promovendo curso de qualificação profissional em várias áreas.
“O governo do estado juntamente com SASC e Prefeitura está qualificando jovens, oferecendo cursos de informática básica em três turnos e beneficiará vários jovens da cidade”,
As aulas que acontecem nos turnos manhã, tarde e noite, estão sendo ministradas por professores capacitados oriundos de Teresina.
Ascom