Matéria / Polícia

Polícia divulga imagens da operação que apura desvios no TJ-PI. Assista!

15/01/2014 | Edivan Araújo
/

A operação 'Depeculatos' realizada pela polícia civil do Piauí e que investiga o desvio de mercadorias do almoxarifado do Tribunal de Justiça (TJ-PI), prendeu um sub tenente da políci militar que era o chefe da quadrilha responsável por retirar o material e revender em lojas da capital.

Segundo a Polícia Civil, o subtenente Givaldo Araújo da Silva era o responsável pela guarda do local e seria o chefe do esquema de desvio. A polícia solicitou quatro prisões preventivas e sete mandados de busca e apreensão à Juíza da 9ª Vara Criminal da Comarca de Teresina, que foram cumpridos por cerca de quarenta policiais civis de algumas unidades da Polícia Civil do Estado.

“DEPECULATUS” é o termo em latim que deu origem a palavra PECULATO, que é crime previsto no Art. 312 do Código Penal Brasileiro, prevendo como ilícito penal, entre outras, a conduta de “Apropriar-se o funcionário público de dinheiro, valor ou qualquer outro bem móvel, público ou particular, de que tem a posse em razão do cargo, ou desviá-lo, em proveito próprio ou alheio”.

Nesta teça-feira (15/01) a polícia divulgou mais dois vídeos da operação. Acompanhe:

Por: Manoel José/180graus

Facebook