Por Paula Monize
O comandante do 4º BPM de Picos, coronel Wagner Torres declarou em entrevista concedida neste sábado (18), devido a onda de arrombamentos que tem preocupado os comerciantes picoenses, a PM de Picos passará a adotar novas estratégias de policiamento para combater o problema.
Segundo o comandante, Wagner Torres  o policiamento ostensivo realizado pela PM foi intensificado no mês de dezembro e inicio de janeiro nos períodos da manhã e da tarde para coibir assaltos e outras modalidades de crimes propícios a ocorrerem no período mais movimentado do ano.  Foi fechado o cerco a esses elementos. O que ocorre é que eles mudaram a estratégia de atuar. Esses elementos migraram para outra modalidade criminosa, praticando arrombamentos durante a madrugada. Vamos  reunir todo o  efetivo e estabelecer nova estratégia de combate. Vamos fechar o cerco aos arrombadores e prender esses meliantes”, disse o comandante.
Diante da situação, uma reunião está prevista para acontecer na próxima semana entre o comando da Polícia Militar de Picos, o Serviço de Inteligência e Força Tática para definir estratégias no sentido de combater as ocorrências de arrombamentos a estabelecimentos comerciais na cidade. A Polícia Militar vai criar um novo planejamento para coibir essas ações criminosas que a cada período  muda de roupagem e se revigoram para cometer crimes.
Wagner Torres ressaltou que uma das estratégias a serem adotadas será o policiamento ostensivo à noite. No entanto, o mesmo acrescentou que os comerciantes também devem fazer a sua parte adotando equipamentos de segurança, como sensores de presença e câmeras de vigilâncias para facilitar a identificação dos elementos.
De acordo com o comandante já foram efetuadas prisões de alguns  responsáveis pelos arrombamentos no centro comercial da cidade. “Já foram presos alguns arrombadores, mas é preciso que a população tome as devidas medidas de segurança, pois a segurança é responsabilidade do Estado e de todos nós”, destacou Wagner Torres que estava de férias e teve que retornar imediatamente para montar um plano de ação para coibir os arrombamentos em residências e comércios da  cidade de Picos.
Riachaonet
Foto: Romário Mendes