Matéria / Cidades

SETUT PEDE RECUPERAÇÃO DE VIAS PÚBLICAS‏

02/02/2014 | Edivan Araújo
/

O precário estado de conservação das ruas Coelho de Rezende e Desembargador Pires de Castro, importantes vias públicas do Centro, de grande movimentação no trânsito, provocou a reação do Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (Setut). A entidade pediu, entre outras providências, o recapeamento asfáltico de ambas as ruas, em razão das constantes quebras de ônibus coletivos e avarias mecânicas, ocorridas na região.

Neste sentido, o Setut encaminhou hoje (31-1) ofício à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação, solicitando providências urgentes quanto a problemas como “a grande quantidade de buracos, associados à deterioração do asfaltamento como um todo”. Segundo o presidente do Setut, Herbert Miura, “não por acaso, são numerosas e constantes – quase que diariamente – as ocorrências de quebra mecânica ou avaria dos ônibus das empresas”.

“Peças em bom estado de conservação, como feixes de molas, pinos e pneus, têm sido danificadas frequentemente, e substituídas por novas, acarretando sucessivos danos financeiros às empresas associadas”, declarou Herbert Miura. “Acreditamos que esta demanda não diz respeito apenas às empresas do sistema de transportes de passageiros, mas a toda a sociedade, suscetível aos prejuízos decorrentes da danificação dos veículos particulares nesta área.”

Corrigindo problemas

Acrescentou o empresário: “além disso, o mau estado de conservação destas ruas traz também ameaças à segurança da população, na medida em que buracos, lombadas e pista deteriorada aumentam a probabilidade de acidentes de trânsito”. “Neste sentido, reiteramos providências urgentes de modo a recapear, com asfalto, ambas as ruas, eliminando os buracos, que ora causam tantos transtornos à população.”

Além do recapeamento, o Setut pede outras ações. “O recapeamento asfáltico da Coelho de Rezende e Desembargador Pires de Castro deve ser acompanhado por obras destinadas a corrigir problemas como o acentuado desnivelamento do solo, nos cruzamentos com outras vias públicas”, explicou o presidente do Setut. “Aguardamos resposta das autoridades competentes”, completou.

Através de um segundo ofício, igualmente encaminhado hoje (31-1) ao secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marco Antônio Ayres, a entidade reivindica a recuperação das áreas de embarque e desembarque dos ônibus na Avenida Frei Serafim. “Como é do conhecimento público – e, acreditamos, das autoridades –, as áreas de embarque e desembarque se encontram em péssimo estado de conservação”, acrescentou o presidente do Setut.

Frei Serafim

Especialmente nos pontos situados nas imediações do Colégio Sagrado Coração de Jesus (Colégio das Irmãs), dos supermercados Pão de Açúcar e Carvalho, da Delegacia do Ministério do Trabalho, etc., o problema tem sido agravado pela falta de manutenção. “Neste caso, a deformação das áreas de embarque e desembarque ocorre em função das altas temperaturas, combinadas ao peso dos veículos.”

O Setut sugere à Prefeitura Municipal a instalação de placas de concreto, que não sofrem deformações, em tais áreas. “A medida é necessária a evitar danos aos ônibus, e ampliar as condições de conforto no embarque e desembarque dos passageiros”, disse Herbert Miura. “O Setut não pode limitar-se a cumprir com suas obrigações, e deve contribuir através de demandas, junto ao poder público, que visem o desenvolvimento da comunidade”, explicou.

Sérgio Fontenele
Assessoria de Comunicação

Facebook