Esteve em Picos no último sábado (08) o Jornalista da TV Clube filiada a Rede Globo, João Neto, participando de um espaço de diálogo com alunos em formação do Projeto Jovens Radialistas do Semiárido. Na oportunidade o Jornalista destacou diversos pontos de sua trajetória na área da comunicação como forma de incentivar e inspirar os jovens comunicadores da cidade de Picos e Oeiras com integrantes de mais de 13 municípios da macrorregião.
João Neto destacou diversos pontos dentre eles a valorização do profissional do rádio com a parceria entre o Instituto ComRadio e o Sindicato dos Radialistas do Estado do Piaui. “Um curso como este que a ComRadio executa juntamente com o Sindicato dos Radialistas é de fundamental importância para o crescimento, para a formação e a regularização do profissional da comunicação. Num caminho como este as dificuldades são mínimas quando você quer chegar a um determinado lugar, todo sacrifício deve ser levado em conta ate porque nada cai do céu” diz João Neto.
O Jornalista também falou sobre a queda do diploma de Jornalista, ele afirma que isso prejudicou no que diz respeito ao âmbito da valorização profissional por ser uma classe que não tem o valor que é merecedor onde os que frequentam um processo de formação vivenciam as dificuldades diárias que requer amor a profissão para conseguir superá-las.
“A questão do diploma só veio desencorajar muita gente, as consequências é que muitos cursos estão fechando, as faculdades estão ofertando muito poucas vagas, mas é apenas uma questão de tempo”.
Sobre o encontro ao qual participou em Picos ele diz que leva grandes experiências, e que um momento como este é de intensa troca de conhecimentos. Â “A gente vê no olhar de cada um a vontade de aprender, o simples fato de estarmos aqui reunidos já mostra o interesse de cada um, e a mensagem que eu deixo é de otimismo, de muito positivismo pra que se avance cada vez mais na profissão e sejam excelentes profissionais”.
“O jornalismo nunca vai deixar de ser jornalismo, para mim ainda continua a ser um grande poder, e como muita gente diz é o terceiro poder, aquele que levanta, que derruba, que orienta, que educa e transforma”. Finaliza.
O Espaço de diálogo foi uma realização de mais um módulo do Processo de formação do Projeto Jovens Radialistas do Semiárido coordenado pela Escola ComRadio do Brasil em Parceria com a Ong Suiça Brucke Le Pont.
Ascom
Fabricio Sousa