Um avião de pequeno porte caiu na tarde desta quarta-feira (19/02), no setor Nova Araguaína, em Araguaína (TO). Havia apenas um ocupante no monomotor Cesnna 210, com prefixo PR-VPU.
De acordo com informações, a aeronave monomotor apresentou problemas mecânicos, o piloto não conseguiu retornar para o aeroporto e o avião caiu sobre uma residência na rua 36, por volta das 16h30. Centenas de pessoas se aglomeraram no local para acompanhar o trabalho de resgate.
Thauane Feitosa de Brito, de 8 anos, estava na residência, foi atingida pelos destroços e não resistiu aos ferimentos. O piloto do avião, Delano Martins Coelho, de 36 anos, foi socorrido pelos bombeiros e encaminhado para o Hospital Regional Público de Araguaína (HRPA). Após receber atendimento médio, ele foi transferido para uma clínica particular.
Os irmãos de Thauane, Pedro Felipe Feitosa Lima, de 5 anos, e Beatriz Feitosa Lima, de 11, também estavam na residência no momento do acidente. Eles foram levados para o regional. Pedro sofreu ferimentos leves. Já Beatriz teve fraturas na perna e passará por cirurgia.
SOBRE O AVIÃO
O avião pertence a uma empresa de táxi áereo da cidade de Balsas, no sul do Maranhão. De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a aeronave estava com a Inspeção Anual de Manutenção (IAM) e o Certificado de Aeronavegabilidade (CA) em dia.
HISTÓRICO DO PILOTO
O piloto do avião, Delano Martins Coelho, de 36 anos, é piauiense filho da ex-prefeita de Uruçuí, Maria do Espirito Santo Bringel Coelho e do médico Francisco Wagner Pires Coelho. Em junho de 2011, ele foi notícia no Piauí após ser acusado de fazer uma manobra arriscada. Ele pousou a aeronave que pilotava, um monomotor Romeu Papa Fox, em uma avenida na cidade de Parnaíba, a cerca de 3 km do aeroporto da cidade.
​
Na ocasião, Delano disse que pousou no local porque o aeroporto estava interditado e ele precisava pegar um odcumento que havia esquecido.
Fonte: Com informações da Rede.TO