O técnico Oswaldo de Oliveira pode deixar o Santos ainda mais ofensivo no clássico contra o São Paulo, neste domingo, às 16h (de Brasília), no estádio do Morumbi, pela décima rodada do Campeonato Paulista. Isso porque o treinador não descarta escalar Gabriel Barbosa e Leandro Damião juntos no setor ofensivo.
Com isso, Gabigol passaria a exercer a função de um autêntico camisa 10, atuando atrás do trio de atacantes como principal armador de jogadas do time. Com a entrada da revelação santista, Oswaldo terá uma espécie de quinteto ofensivo, já que jogaria com Cícero, Gabriel, Geuvânio, Thiago Ribeiro e Damião na linha de frente.
Arouca seria recuado como primeiro volante, protegendo os zagueiros Neto e Gustavo Henrique, enquanto Cícero voltaria a sua função preferida – segundo volante.
"Penso, sim, claro que penso (Gabriel e Damião juntos). É uma alternativa que estamos amadurecendo, mas precisamos que os jogadores entrem em forma para que no treinamento eu possa proceder. Estamos com dez jogos nos próximos 40 dias, média de um jogo a cada quatro dias. Essa situação tenho conversado com eles e treinado. O Gabriel já tem atuado como hoje nos treinamentos", explicou o treinador.
O Santos atuou com o quinteto ofensivo no segundo tempo da vitória contra o Atlético Sorocaba por 2 a 1, na última quinta-feira, na Vila. Gabriel substituiu Leandrinho e ficou com a responsabilidade de armar as jogadas do time ao lado de Cícero, que iniciava a transição entre defesa e ataque
Apesar de ficar mais ofensivo e abrir o marcador com Damião, o time também esteve mais exposto a contra-ataques, tomou o gol de empate e quase sofreu a virada dois minutos depois. O segundo gol do adversário só não saiu, pois Ivan, atleta do Sorocaba, driblou o goleiro Aranha, mas errou a pontaria com o gol vazio e chutou na rede do lado de fora.
"Essa possibilidade vem acontecendo, sempre pensei nisso, e vou pensar até domingo porque a equipe que iniciou hoje praticamente não vai treinar, só se restabelecer. À medida em que a gente tome conhecimento do adversário há possibilidade de usar essa formação, sim", afirmou.
Caso Oswaldo opte pelo quinteto ofensivo, o volante Alan Santos perderia a posição de titular. A revelação santista não atuou diante do Atlético Sorocaba, pois cumpriu suspensão automática. Leandrinho foi o seu substituto.
O fato de Oswaldo gostar bastante do futebol de Alan Santos pesa contra a escalação de Gabriel desde o início no clássico. Mesmo assim, o treinador sempre cogita nas entrevistas pós-jogo a escalação de Gabigol como meia, além de testá-lo durante o decorrer das partidas.
Fonte:Uol Esportes