Matéria / Cidades

SETUT COBRA RECUPERAÇÃO DE AVENIDA

20/03/2014 | Edivan Araujo
/

A situação precária de ruas e avenidas continua merecendo reclamações por parte das empresas de ônibus coletivos de Teresina. Desta vez, a via apontada como crítica é a Avenida Santa Joana D’arc, no Bairro Mocambinho, Zona Norte. De acordo com as empresas Transcol, Teresinense, Cidade Verde e Piauiense, a via pública está esburacada, e apresenta problemas em todas as passagens de nível, que afundaram em decorrência do trânsito de veículos pesados.

O Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (Setut) enviou, nesta quinta-feira (20), ofício à Superintendência de Desenvolvimento Urbano (SDU) Centro/Norte, solicitando providências no sentido de melhorar as condições de tráfego na avenida. “Entre os problemas relacionados ao estado de conservação desta via, chama a atenção o grau de deterioração das passagens de nível”, disse o presidente do Setut, Herbert Miura.

Segundo o empresário, as passagens de nível na Avenida Santa Joana D’arc são caracterizadas por acentuado desnivelamento do piso. Existem 38 passagens de nível nesta via pública, todas localizadas junto aos cruzamentos com ruas secundárias, e danificadas. Essas passagens são usadas para o tráfego de 68 ônibus das empresas Transcol, Teresinense, Cidade Verde e Piauiense.

Constantes quebras

“Com isso, são numerosas e constantes – diariamente – as ocorrências de quebra mecânica ou avaria dos ônibus das empresas associadas ao Setut, cujos trajetos incluem a Avenida Santa Joana D’arc.” Peças, como feixes de molas, pinos e pneus, têm sido inutilizadas, sendo substituídas por novas, acarretando sucessivos danos financeiros às empresas. Por outro lado, com o afundamento das passagens de nível, se amplia o desconforto dos passageiros dos ônibus.

O presidente do Setut observou ainda que a velocidade média das viagens dos ônibus tem sido reduzida de maneira significativa. “De modo que o reparo adequado das passagens de nível da Avenida Santa Joana D’arc reduziria em pelo menos cinco ou 10 minutos o tempo necessário ao cumprimento dos trajetos percorridos pelos ônibus de passageiros”, completou. Além disso, há buracos e deterioração do asfaltamento da pista da avenida.

Ainda de acordo com Herbert Miura, o Setut acredita que esta demanda diz respeito a toda a sociedade, que fica suscetível também aos prejuízos decorrentes da danificação dos veículos particulares. “O mau estado de conservação da Avenida Santa Joana D’arc traz igualmente ameaças à segurança, na medida em que buracos, lombadas e pista deteriorada aumentam a probabilidade de ocorrência de acidentes de trânsito, envolvendo todo tipo de veículo”, declarou.

Providências urgentes

“Solicitamos providências urgentes de modo a reparar e corrigir o desnivelamento das passagens de nível, e ainda recapear a pista desta avenida, eliminando os buracos que causam tantos transtornos à população”, disse Herbert Miura. “Sendo assim, aguardamos a sensibilidade necessária das autoridades, para entender a natureza desta demanda, e uma resposta afirmativa e concreta para a solução dos problemas aqui relatados”, finalizou.

Sérgio Fontenele
Assessoria de Comunicação

Facebook