Matéria / Cidades

Câmara de Santana realizou sessão nesta sexta (28)

31/03/2014 | Edivan Araujo
/

A Câmara Municipal de Santana do Piauí realizou na noite desta sexta-feira, 28 de março, na mais uma seção ordinária sobre a presidência do vereador Francisco Raimundo de Moura (Chico Borges) do PSB.Na sessão ordinária desta sexta não teve votação de projetos ou requerimentos, mais os parlamentares discutiram ações e debateram assuntos importantes para os santanenses, além de discutirem ações da administração municipal que também foi tema dos debates.

O primeiro a usar a tribuna foi o líder da bancada de oposição Francisco Pedro de Sousa (Chico Pedro) PR, na oportunidade o parlamentar voltou a questionar o fato da UBAS (Unidade Básica Avançada de Saúde) do município ainda não está em funcionamento. Outro tema abordado pelo vereador diz respeito à demora, por parte do executivo, no atendimento de requerimentos aprovados pelo legislativo durante as sessões.

O vereador Massuel Almeida (PT) falou sobre as dificuldades porque passam os moradores do Povoado Barro principalmente o acesso ao povoado assim como as ruas daquela localidade onde algumas delas estão esburacadas e quase intransitáveis, e aproveitou a oportunidade para cobrar ações do poder executivo nesse sentido.

Segundo o parlamentar desde de 2013 vem trabalhando para que o executivo municipal possa resolver o problema daquela localidade, inclusive já chegou a conversar com o próprio Prefeito Ricardo José Gonçalves (PMDB) sobre o assunto.

O vereador Francisco José de Carvalho (Francisquinho) PSD, se solidarizou com o colega, Massuel com relação ao acesso ao Povoado Barro. Segundo o parlamentar, a recuperação das principais vias da comunidade, deveria ser prioridade da administração municipal.

Para Francisquinho a zona rural do município precisa urgente de obras estruturantes especialmente de calçamentos nas principais localidades.

O vereador Raimundo Honorato de Moura (Mundim) PSB, destacou sua insatisfação em relação ao abandono em que se encontram algumas estradas vicinais da comunidade Queimada da Ema, zona rural do município, especialmente a estrada vicinal que dar acesso à Serra do Tanque.

Mundim pediu também que seja construída algumas lombadas sejam construídas na PI-375, na altura do Povoado Queimada da Ema. Segundo o parlamentar muitos motoristas e motociclistas trafegam pela via pública em alta velocidade levando perigo aos pedestres.

O presidente Chico Borges depois da sessão em entrevista disse que espera que seus colegas de bancada participem sempre dos debates e que sobre o salário dos vereadores não havia atraso já que ainda estava dentro do mês de março, o que acontece é que sempre a câmara pagou os salários de todos inclusive dos vereadores a partir do dia 20 de cada mês, ou seja, 10 dias antes do final do mês, mas que tem até o dia 30 para fazer os pagamentos, o que não justifica o que a imprensa muitas vezes noticia.

Chico Borges disse também que o trabalho exercido por ele frente ao Poder Legislativo é transparente e que qualquer cidadão poderá conferir os balancetes na hora que quiser, e espera que certa discussões que não são verdades não seja levada a população de maneira equivocada.

“Aqui nós fazemos aquilo que é possível e tratamos todos os colegas de maneira igual, não discriminamos ninguém, para nós como presidente não existe vereador da oposição nem situação, aqui para nós todos são iguais e merecem o mesmo valor, respeito e admiração”, frisou ele.

Facebook