No segundo dia do V Encontro de Educação Inclusiva realizado pela Secretaria Municipal de Educação de Picos, a abordagem de hoje (08) se deu nas Práticas Pedagógicas Inclusivas e o AEE (Atendimento Educacional Especializado) de Crianças com Deficiência Auditiva e também com Deficiência Visual.
A palestrante Raquel Medeiros Benigno Andrade graduada em Psicologia, Especialista em Saúde Mental e Pós Graduada em Educação Especial foi quem ministrou a primeira palestra do dia sobre a deficiência auditiva das crianças resaltando esta modalidade de ensino que perpassa todos os níveis e etapas e todas as modalidades da educação básica e superior.
Já a Maria Luzia de Araújo Sousa que ministrou a palestra sobre as crianças com deficiência visual acrescentou mais ainda sobre o AEE mostrando aos presentes este serviço da educação especial que identifica, elabora, e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade, que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas.
O AEE tem os seus recursos próprios desse tipo de atendimento onde ele orienta alunos e professores quanto à utilização desses recursos nas turmas comuns do ensino regular.