Um cineasta capturou uma imagem surpreendente nas florestas brasileiras. Um sagui macho percebeu que sua parceira estava morrendo, deixou os dois filhotes em uma árvore e foi abraça-la. Ele cuidou dela até o último suspiro.
O animal manteve o olhar fixo e apoiava a cabeça da companheira em seu peito. Ele cuidou para que os predadores não se aproximassem.
Os macacos estavam sendo observados há três anos e meio por pesquisados da Universidade de Bristol, que acompanharam toda a gravidez da fêmea que lutou pela vida.
O sofrimento do sagui era perceptível, mas os pesquisados não sabem explicar o verdadeiro sentimento dos primatas pela morte. Vários casos já foram relatados de animais no momento em que depararam com a morte.
Os corvos parecem chorar diante uma emoção semelhante. Gralhas revezam em volta do cadáver e buscam flores para colocar ao seu lado. A mesma emoção foi percebida em elefantes, que parecem se despedir de seus companheiros. Os pesquisadores acreditam que a dor é diferente dos humanos. A dos animais é simplesmente sobre a perda.
Assista o vídeo:
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=t3uD19EPB4c
Fonte: Com informações do TechMestre