Matéria / Esportes

Liga Piauiense de Taekwondo realiza evento para mudança de faixa de novos atletas em Picos

20/04/2014 | Edivan Araujo
/

Aconteceu na manhã deste domingo (20), na Escola Municipal Justino Luz no bairro Bomba em Picos a graduação de dois alunos na categoria faixa preta do esporte o o que equivale ao 3º “DAM”, o maior grau da categoria na cidade, onde esteve para a graduação o Grão-Mestre Nilton José dos Santos Vice-Presidente da Liga Nacional de Taekwondo e presidente da Federação Pernambucana de Taekwondo.

Os dois novos faixas pretas do 3º DAM são Francisco Eudes Gomes e José Valdir que passaram a ter uma responsabilidade muito maior dentro da categoria.

Na oportunidade os alunos da Liga Piauiense de Taekwondo tiveram a visita especial do Grão-Mestre Nilton José que falou sobre a importância de se praticar esportes, principalmente sobre os projetos que são desenvolvidos pelas ligas estaduais, já que o governo federal investe pouco nessa modalidade esportiva.

Segundo José Valdir Presidente da Liga Piauiense de Taekwondo, a presença de um atleta como o Mestre Nilton é fundamental para a própria inspiração do atleta, já que também houve graduações de faixas pretas.

Para Valdir esse terceiro evento só vai somar com o trabalho que já se tem realizado na cidade de Picos principalmente através da liga piauiense que tem procurado dar apoio aos seus alunos, onde buscar uma formação primeiro como cidadão, depois como desportistas, pois segundo ele, não adianta ser um praticante de esporte se não for primeiro um cidadão.

Para o Grão-Mestre, a satisfação de estar presente em um evento como este é enorme, pois, e a cidade de Picos só tem a ganha com isso. “Nós já viajamos várias vezes para fora do país e sabemos a importância que isso tem na pratica esportiva, a Coreia, por exemplo, país no qual visitamos recebe apoio do governo e o no Brasil esse apoio ainda está muito distante, praticamente quase nada”, disse ele.

Para o Grão-Mestre Nilton quando um jovem entra para esse esporte renasce para a vida, pois tudo se torna diferente por que a primeira coisa que se trabalha é a formação da personalidade humano, depois se trabalho outros caratês, frisou.

 

Facebook