Matéria / Cidades

Encontro “Oportunidades de negócios na energia eólica” será realizado dia 6 em Picos

05/05/2014 | Edivan Araujo
/

Os empresários da região da Grande Picos irão conhecer as oportunidades de negócios relacionadas ao setor de energia eólica nesta próxima terça, dia 6, a partir das 8h30, em encontro a ser realizado na Associação Comercial de Picos. O evento é uma realização da Prefeitura Municipal de Picos, por meio da Secretaria de Turismo, Desenvolvimento Econômico e Tecnologia, em parceria com a Casa dos Ventos, empresa responsável pela implantação do projeto Ventos do Araripe, que vai investir mais de R$5,2bilhões até 2016 nos municípios de Caldeirão Grande, Marcolândia, Curral Novo, Simões, Padre Marcos e Betânia.

Para a implantação dos parques, a Casa dos Ventos projeta que serão necessários variados investimentos privados para a consolidação do projeto, como aluguel de containers, máquinas e equipamentos, guindastes, torres de iluminação, veículos, imóveis, fornecimento de combustível, alimentação, construção civil, serviços de telecomunicações e outros que se estenderão até janeiro de 2016.

Apesar de Picos estar a mais de 100km de distância daqueles municípios, o prefeito Kléber Eulálio enfatiza da importância e da articulação do evento aos empresários picoenses. “Temos que superar as distâncias, não podemos ficar de fora desse grande investimento, que representa mais geração de emprego e renda, nas mais diversas oportunidades de negócios que serão criados”, ressalta.

No quesito geração de empresa e renda é prevista a contratação imediata de 3.000 empregos diretos e ao final da construção dos parques, 300 serão mantidos. O diretor executivo da Casa dos Ventos, que fará a exposição do projeto e as oportunidades de negócios, Clécio Eloy afirmou que, além da implantação dos parques eólicos e seus diversos negócios relacionados, também haverá necessidade de contratação de mão de obra na área técnica e que para isso, no plano de formação de pessoas, “a Casa dos Ventos vai olhar especialmente para Picos, incentivando que a capacitação seja centralizada no município”.

Projeto Ventos do Araripe 

Com produção inicial de 1.300MW de energia eólica e investimentos aproximados de R$5,2bilhões até 2015, o projeto Ventos do Araripe já teve o pontapé inicial das atividades, no município de Simões. Além desse, os parques eólicos serão implantados nos municípios de Caldeirão Grande, Padre Marcos, Marcolândia, Curral Novo e Betânia.

Para dimensionar a capacidade de produção de energia vinda dos ventos, a Barragem da Boa Esperança produz em torno de 340MW de energia, para um consumo médio piauiense de 360 MW, chegando a picos de 750MW. Só o projeto tem capacidade instalada estimada em 3GW, suficiente para atender aproximadamente 6 milhões de domicílios e tornar o Estado autossuficente e posteriormente exportador de energia elétrica. 

O presidente da Casa dos Ventos, Mário Araripe, afirma que os investimentos já estão acontecendo, uma vez que a energia a ser produzida no Estado está comercializada. “A energia que será produzida está negociada, com prazo de entrega. Ou seja, é fazer ou fazer. E estamos fazendo”. Os resultados, completa, “é um pouco poético o que irei dizer: os ventos vão proporcionar um bem-estar social incalculável. O Piauí tem uma jazida de ventos que ninguém tira e só traz benefícios”.

Fonte:Graciene Nazareno
Jornalista - DRT/PI 1897

Facebook