Matéria / Politica

Eduardo Campos critica gestão da Eletrobras/PI em rede nacional

28/05/2014 | Edivan Araujo
/

O presidenciável Eduardo Campos (PSB) citou o caos da energia elétrica no Piauí durante entrevista no programa Roda Vida, da TV Cultura, realizada ontem (26) em cadeia nacional. O presidente nacional do PSB disse que a Eletrobras do Piauí é um modelo de gestão a ser evitado caso seja eleito.
O ex-governador de Pernambuco respondia pergunta de jornalista que o questionou sobre proposta de acabar com a indicação direta do presidente da república para a presencia de agências regulatórias como Anatel e Aneel.

“Já que os nomes tem que ser aprovados no Senado nada mais justo que se tenha um processo mais transparente. Temos que quebrar padrão de designação para as agências. A cidade de Teresina mesmo tem um movimento em que apaga [a energia] permanentemente”, disse o pré-candidato.

O assunto é destaque após visita da presidente Dilma Rousseff ao Estado do Piauí em que a bancada federal, estadual e o governador solicitaram a descentralização da presidência da Eletrobras. Os políticos pediram um administrador regional para se dedicar às demandas dos piauienses.

Eduardo Campos defendeu, também, maior controle da inflação, caindo a meta anual para 3,75% e também eleições diretas para o Banco Central. O modelo proposto para a indicação de gestores das agências seria o headhunters (termo inglês que faz referência aos caça-talentos, em tradução livre para o português).

“O mercado precisa de regras mais transparentes para as agências e sociedade precisa ter um serviço melhor. São recorrentes as queixas contra as telefonias e os provedores de internet. Com agências mais ativas esses problemas seriam minimizados”, defendeu o ex-governador.
Privatizações
Eduardo Campos, no entanto, não defendeu a privatização de companhias estatais, como a Eletrobras, como saída viável para a solução dos problemas do país. O pré-candidato defende investimento em política de concessões. 
 
“Não aceleraria o processo de privatização e também não tem preconceito com essa modalidade. Mas não vejo nenhuma estatal brasileira em situação tão crítica que deva passar por processo de privatização. Defendo: não privatizar, mas conceder”, disse.

Revista Cidade Verde
Uma das maiores crises vividas no Piauí atualmente diz respeito ao setor energético. A Revista Cidade Verde desta quinzena destaca em matéria de capa as discussões em torno da possível privatização da Eletrobras no Estado.

Empresários, consumidores, políticos e gestores debatem o assunto e opinam sobre a necessidade de privatização do setor, levando em consideração as indústrias que estão planejando investir no Maranhão por conta dos constantes apagões no Piauí.

Fonte: Cidade Verde

Facebook