Com o intuito de articular uma prática docente que considere a criança como sujeito histórico, cultural e social do processo de ensino aprendizagem, a Secretaria Municipal de Educação, através da Supervisão da Educação Infantil, realizou nesta sexta-feira (30), às 13h, no auditório da Casa Brasil, Encontro Pedagógico com educadores da modalidade.
Segundo a supervisora Edilene Lima, na oportunidade foram repassadas informações referentes à prática educativa da educação infantil, orientações de horários, de entregas de cadernetas e sobre o término do semestre letivo.
O encontro contou também com a presença do Vice-Prefeito e Secretário Municipal de Educação de Picos Pe. José Walmir de Lima.
Na ocasião também foi implantado o Projeto Brincar, programa este que chegou a Picos com nove vagas para professores e com duas vagas para as escolas sedo que as contempladas foram a Escola Dona Benedita localizada na Chapada do Mucambo (Zona Rural) onde vão participar duas professoras e a gestora da escola, e Escola Dorinha Xavier (Zona Urbana) quem também terá duas professoras e diretora da escola envolvidas nesta articulação.
Já as outras três vagas foram para três professores de cursos técnicos da Secretaria Municipal de Educação, são eles (a): a Supervisora de Educação Infantil Edilene Lima, a Assessora de Pedagogia Deusilâne e a Coordenadora da Escola Eupídio Monteiro localizado no Bairro Passagem das Pedras Edvânia Barros.
Este Projeto chegou a Picos este ano e seus encontros estão sendo realizados duas vezes ao mês no auditório da UFPI (Universidade Federal do Piauí) envolvendo todos os professores envolvidos de todos os municípios circunvizinhos que também foram contemplados com o programa e a nossa cidade funciona como Pólo para as outras.
O que é?
O projeto Brincar é uma proposta de formação de educadores para o aprimoramento de suas práticas com relação ao desenvolvimento de atividades lúdicas, expressivas e recreativas com as crianças. O repertório de brincadeiras, o faz de conta, os valores que emergem e são construídos no brincar, a interação adulto-criança e criança-criança, o acervo de brinquedos, o tempo e o espaço do brincar, a articulação da unidade educacional com outros espaços e instituições da comunidade, são conteúdos da formação.
Quais os objetivos?
- Formar educadores para o aprimoramento de suas práticas em relação à brincadeira infantil, compreendendo a importância do brincar para o pleno desenvolvimento da criança;
- Ampliar o repertório de brincadeiras com referências da cultura popular;
- Promover a reflexão sobre o tempo e o espaço destinados ao brincar;
- Conhecer e valorizar a cultura local;
- Articular os espaços educacionais públicos aos demais espaços da comunidade, ampliando e criando melhores condições de brincadeiras para o público infantil desse território.
Para quem?
Profissionais de educação e técnicos dos órgãos municipais de educação, agentes sociais e voluntários que trabalham com crianças.