Crédito: Petronilio | |
Autoridades durante a abertura da Conferência de Saúde | |
Por João Paulo Leal
Da Redação
Foi realizada na última sexta-feira, dia 08 de julho, a 4ª Conferência Municipal de Saúde de Geminiano. O evento, realizado no plenário Ver. José Borges Sobrinho, da Câmara Municipal, teve como tema principal: “Saúde em Geminiano: ampliação e qualificação do acesso do cidadão ao SUS”. As atividades foram desenvolvidas durante toda a manhã e à tarde, reunindo representantes dos poderes constituídos e da sociedade civil organizada.
O prefeito Tony Borges abriu a conferência, enfatizando a importância das discussões e, por conseguinte, o encontro de soluções para os problemas detectados. “Esse momento possibilita uma escuta qualificada dos anseios da comunidade, onde são ouvidas as críticas e sugestões da população” – destacou Tony Borges, que considerou o evento bastante positivo para o aperfeiçoamento do sistema público de saúde em Geminiano.
O secretário de Saúde, José Borges Filho, o Airton, disse que a conferência é um espaço democrático de construção da política de saúde com a participação da comunidade. “A partir do que foi discutido e definido como metas, vamos poder avançar cada vez mais na melhoria do atendimento na área da saúde” – frisou.
População participou da Conferência de Saúde |
Participaram da conferência de saúde, na condição de palestrantes, as enfermeiras Syla Nobre, Maria da Glória Saunders Martins, Kassiana de Fátima de Aquino e Rosa Andréia de Alencar, como também o enfermeiro Nero Francisco da Silva e o membro do Conselho Municipal de Saúde, José Antônio Monteiro Neto.
Além do tema principal, a 4ª Conferência de Saúde de Geminiano também trabalhou os subtemas: “situação atual da saúde municipal”; “acesso e acolhimento com qualidade” e “controle social e gestão participativa”.