A partir do questionamento “Como posso transformar minha escola numa escola sustentável?”, as instituições de ensino da rede municipal de Picos estão desenvolvendo ações com o intuito de implantar práticas ecologicamente corretas nas escolas. As atividades fazem parte do Projeto Escola Sustentável, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos.
Segundo a coordenadora de Ciências Naturais, Josuête Moura, o Escola Sustentável busca desenvolver a educação ambiental permanente na escola. Para isso, de acordo com a coordenadora é necessário envolver a comunidade escolar e o entorno. “Precisamos conhecer o problema ambiental para pensarmos nas soluções e, conseqüentemente, construirmos um futuro saudável.”
O secretário municipal de educação, Pe. Walmir Lima destacou que as atividades executadas nas escolas serão responsáveis para garantir a preservação ambiental.   "Sabemos que as iniciativas das escolas são fundamentais para despertar no alunado a necessidade de cuidar do espaço onde vive, afinal eles serão futuros adultos que tomarão conta do planeta”, enfatizou o secretário.
O secretário ressaltou que a preservação ambiental é possível através de práticas simples, como não desperdiçar água, economizar energia elétrica, cultivar áreas verdes e preferir produtos recicláveis.
Jusuête Moura informou que, por meio da temática proposta, cada escola municipal desenvolveu um projeto e todas farão a culminância das ações. A coordenadora disse ainda que dentre as atividades executadas esta a revitalização de hortas orgânicas e uso de sacolas retornáveis.
A coordenadora confirmou que 19 escolas se inscreveram junto à Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos para apresentarem as atividades desenvolvidas na programação da Semana de Meio Ambiente.
As escolas inscritas foram:
Centro Educacional Maria Gil de Medeiros;
Escola Municipal José Hermenegildo;
Escola Municipal Acelino Araújo;
Escola Municipal Dr. Urbano Maria Eulálio;
Escola Municipal Antônio Marques;
Escola Municipal Elias Gomes Neto;
Escola Municipal Frei Damião;
Escola Municipal Expedito Albano de Moura;
Escola Municipal Francisco Barbosa de Moura;
Escola Municipal Francisco Jeremias de Barros;
Escola Municipal Francisco José de Araújo;
Escola Municipal João Romualdo de Sousa;
Escola Municipal José Alves de Oliveira;
Escola Municipal José João de Moura;
Escola Municipal Justino Luz;
Escola Municipal Manoel da Cruz Lima Sobrinho;
Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida;
Escola Municipal O Éden;
Escola Municipal Raimundo José Teixeira.
Fonte: ASCOM/SEME