A Secretaria Municipal de Educação de Picos melhora cada dia mais não só na aprendizagem dos alunos como também a infra-estrutura de transportes, seja para os professores ou para os alunos.
São hoje 53 veículos que fazem esta ligação entre alunos e escola, seguindo a risca os horários da instituição de ensino para que o aprendiz chegue dentro do tempo estabelecido.
Grandes são as dificuldades enfrentadas pelos motoristas devido ao trânsito complicado e a desordem urbana que assola a cidade, com condutores que realizam conversões proibidas desrespeitando as leis de trânsito e os bons modos, fazendo com que ele tenha que redobrar a atenção para levar e trazer os alunos com segurança.
Já os professores da Zona Rural são recolhidos em determinados pontos da cidade para que não precisem usar do seu meio de transporte particular par ir até a escola, estabelecendo assim um vínculo maior de trabalho e de segurança para os mesmos.
Segundo o Vice-Prefeito de Picos e Secretário de Educação da rede municipal de ensino Pe. José Walmir Lima, o transporte escolar facilita literalmente a vinda do aluno até a escola, não deixando assim espaços para que o discente não tenha a oportunidade de freqüentar o ambiente escolar, onde os professores lhe proporcionarão o conhecimento necessário para se tornar um cidadão de bem.
Muitas famílias não possuem meio de transporte dependendo inteiramente do veículo escolar por conta da distância da residência e a escola, fato este acontecendo principalmente na zona rural.
“Além de dar o conhecimento necessário à criança e ao adolescente, a SEME ainda leva e traz o aluno para a escola, lacrando desta forma todas as brechas que possivelmente o tirasse da sala de aula”, disse o Secretário.