Matéria / Educacao

Inicia prazo de matrícula para 2.484 vagas do Sisu no Piauí

10/06/2014 | Edivan Araujo
/

Os estudantes selecionados na primeira fase do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) podem fazer a matrícula. O prazo abriu na segunda-feira (9) e vai se estender nos dias 10, 11 e 13 deste mês. No dia 12, data da abertura da Copa do Mundo, não haverá matrículas. A lista dos selecionados foi divulgada na sexta-feira (6) e está disponível no site do sistema (http://sisu.mec.gov.br/).

No Piauí, a Universidade Federal (UFPI) é a única a oferecer oportunidades para o segundo semestre, totalizando 2.484 vagas em 56 cursos, na sua maioria para o Campus Ministro Petrônio Portella, em Teresina. As cidades de Picos, Floriano, Bom, Jesus e Parnaíba também oferecem chances.

Segundo a pró-reitora de ensino da instituição, Maria do Socorro Lopes, 75% das vagas são destinadas à ampla concorrência, enquanto 25% reservam-se às cotas.

A instituição, por meio da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PREG), publicou comunicado informando que o período para a matrícula dos candidatos aprovados na primeira chamada do SiSU 2014.2 só abriria às 14 horas de ontem, quando deveria iniciar às 08 horas. Segundo a nota, o atraso se deu por problemas técnicos no sistema.

A edição deste ano bateu recorde de inscrições no meio do ano. Foram 1.214.259 candidatos inscritos, 54% a mais que o ano passado, quando foram registrados 788.819 candidatos.

Puderam participar aqueles que fizeram o Enem de 2013 e não tiraram zero na redação. Nesta edição do meio do ano, o sistema oferece 51.412 vagas.

O candidato deverá verificar, junto à instituição de ensino em que foi aprovado, o local, horário e procedimentos para matrícula. O Sisu é o sistema informatizado do MEC no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A seleção tem duas edições a cada ano.

A segunda chamada está prevista para o dia 24, com matrículas de 27 de junho a 2 de julho. Os candidatos que não forem convocados nas duas chamadas poderão integrar a lista de espera de 24 de junho a 7 de julho.

FONTE: Portal Meio Norte

Facebook