Matéria / Esportes

Espanha é humilhada pela Holanda e ouve “olé”

13/06/2014 | Edivan Araujo
/

Campeã mundial, bicampeã europeia, candidata ao título da Copa do Mundo de 2014, a Espanha foi humilhada nesta sexta-feira (13). Na reedição da final da Copa de 2010, qualquer resultado era esperado, menos a acachapante goleada de 5 a 1, de virada, em favor da Holanda. Ao invés de Madrid, a tourada foi vista no estádio da Fonte Nova, em Salvador (BA), com direito a olé da torcida.

No dia 18, a Espanha terá de se recuperar contra o Chile, enquanto a Holanda deve confirmar sua classificação contra a Austrália. Caso a goleada abale os nervos espanhóis e os chilenos se saiam melhor, a Copa de 2014 pode ter a eliminação do atual detentor do título ainda na primeira fase.

A goleada fez lembrar outra derrota parecida sofrida pela Espanha no Brasil, mas na Copa de 1950. Sem o poderio atual, os espanhóis perderam para o Brasil por 6 a 1, no Maracanã, com direito a torcedores cantando a marchinha de carnaval “Touradas em Madrid”.

O jogo
No primeiro tempo, Xabi Alonso cobrou pênalti aos 27 minutos e abriu o placar. O goleiro Cillessen ainda caiu no canto certo, mas não alcançou.

O empate ainda veio no primeiro tempo, aos 44 minutos, com Van Persie, em bela cabeçada que encobriu o goleiro.

hol-esp-3

No segundo tempo, começou o calvário de Casillas. Aos 8 minutos, Robben driblou o marcador e tocou na saída do goleiro, virando o jogo.

Aos 20 minutos, na cobrança de falta da esquerda, De Vrij chegou no segundo pau e ampliou.

A Espanha tentou reagir, mas David Silva estava impedido quando marcou aos 22.

hol-esp-2

Aos 27 minutos, o gol que desmoronou a Espanha. O goleiro Casillas, que já tinha levado cartão amarelo, se atrapalhou no recuo de bola. Van Persie aproveitou a bobeira e fez 4 a 1. E olha que o mesmo Van Persie já havia acertado o travessão antes.

Para encerrar a goleada, a Espanha perdeu a bola no ataque. A arrancada holandesa levou ao lançamento para Robben, que driblou Casillas e chutou sem chance para os zagueiros que chegavam para impedir mais um gol: 5 a 1.

Facebook