Matéria / Politica

Silvio Mendes deverá mesmo aceitar ser o vice de Zé Filho nesta eleição

17/06/2014 | Edivan Araujo
/

Após a desistência do deputado federal Marcelo Castro (PMDB) em ser candidato a governador, encabeçando uma chapa que tinha como vice o ex-prefeito de Teresina Sílvio Mendes (PSDB), há cerca de duas semanas, os tucanos haviam decidido romper com a aliança que fizeram com o Governo do Estado e anunciaram que iriam entregar os cargos.

Os dois nomes do PSDB no Governo do Estado, Renato Berger e George Mendes, nas secretarias de Cidades e Assistência Social, respectivamente, no entanto, permaneceram nos cargos. Onde estão até hoje. Enquanto isso o PSDB, em especial Silvio Mendes, se mostrou revoltado com a atitude do governador Zé Filho (PMDB), que viabilizou-se como pré-candidato a reeleição e desfez o acordo pró-Marcelo.

Tudo isso está prestes a se transformar numa nova reviravolta. Algo que parece ter virado cada vez mais comum nessas Eleições 2014 no Piauí. O PSDB até que tentou de todas as formas viabilizar uma candidatura própria. Mesmo sabendo da possibilidade de fracasso, sem apoio de outro partido, nem com a chamada 'estrutura', que na verdade significa uma boa quantia em dinheiro para bancar um candidato, Silvio seria um bom nome na disputa, segundo apontavam as pesquisas eleitorais.

ZÉ FILHO É AÉCIO NEVES
O partido articulou e tentou alianças para que a chapa fosse composta, mas ao que tudo indica essa possibilidade não tem como sair zero. Silvio precisaria de forças no interior do estado, já que o PSDB é mais capital. Mas não tem como. Sozinho, não. O próprio Silvio então teria chegado ao seu partido, o PSDB Nacional, através do presidente e agora oficializado após convenção, candidato a presidente da República Aécio Neves e deixado bem claro qual é a real situação. O ex-prefeito soube que o governador Zé Filho o quer como candidato a vice e para tanto ofereceria o palanque a Aécio Neves e não mais a presidente e pré-candidata a reeleição Dilma Roussef (PT). O próprio Zé fez questão de revelar isso a toda a imprensa nesta segunda-feira (16/06) em solenidade do Governo do Estado. Nem precisa dizer que isso animou a tucanada.

SILVIO, CONSTRANGIDO, DEVE ACEITAR
A alternativa para que o PSDB tivesse espaço no governo de 2015 seria mesmo saindo de vice do PMDB e o que poderia ser pouco provável, como o próprio Silvio já havia afirmado, não aceitar ser vice na chapa do governador Zé Filho, pode se confirmar. Mesmo com todo o constrangimento e desconforto que pudesse vir a ter o tucano após ter feito inúmeras afirmações que barrava qualquer aproximação, Silvio pode mudar de posição. Ele teria inclusive dito a alguns mais próximos: "Constrangido. Mas eu vou aceitar". Voltariam a andar juntos, como foi antes de o nome de Marcelo aparece. Não estranhe eleitor! A política é isso. Silvio, que antes se dizia 'não político', tem cada vez mais demonstrando o quanto é sim 'político profissional'. A reportagem do 180grausentrou em contato com o próprio Silvio Mendes. O ex-prefeito não confirmou, mas também não negou essa possibilidade. Silvio disse apenas que fará o que ele considera bom para o Piauí. “Não temos decisão tomada, mas vamos fazer o melhor para ajudar o Piauí”. Ainda segundo ele todos os boatos sobre a nova chapa, serão esclarecidos logo. “Até o final de semana nós vamos resolver. Isso é o que posso dizer. Eu respeito”, ressaltou o tucano, deixando o ar de mistério. Pelo andar da carruagem, tudo leva a crer que a chapa de Zé terá o nome do ex-prefeito como vice. Poucos sabem, mas os dois inclusive estão marcando uma viagem para conversar sobre o fechamento desta aliança.

Fonte:180graus

Facebook