Matéria / Cidades

Santana do Piauí realiza a IV Conferência Municipal de Saúde

13/07/2011 |
/

Com a presença de profissionais e gestores da Saúde em Santana do Piauí foi realizada nesta terça-feira (12) a IV Conferência Municipal de Saúde com o tema: “SUS - AcessoUniversal, Direito de Todos”. Pela manhã cinco palestras expuseram a situação do município, enfatizando os avanços conseguidos nos últimos anos. À tarde foram realizadas as oficinas.

Logo após a execução do Hino Nacional Brasileiro e composição da mesa de honra, o secretário municipal de Saúde e presidente do Conselho Municipal de Saúde, Milton Dias Santos, comentou que ocorreram muitos avanços desde a última conferência, há quatro anos, e pediu a permanência de todos para aprofundarem os debates. “Vamos discutir e planejar todas as ações referentes à saúde no município”, comentou.

Abrindo oficialmente o evento o prefeito Valdenilson Dias Borges mencionou a qualidade e o compromisso dos profissionais que trabalham na Prefeitura Municipal de Santana do Piauí, em todos os setores. Ele comentou que vem se esforçando para oferecer todos os serviços necessários a população e lamenta apenas o baixo financiamento para o desenvolvimento dos projetos.

Na primeira palestra do dia a enfermeira Elvira Marques fez um histórico sobre as conferências de saúde no Brasil e a importância que estas adquiriram para a administração da Saúde no Brasil. Elvira também informou sobre o funcionamento do Sistema Único de Saúde – SUS. “O SUS é um dos maiores sistemas de atendimento público do mundo, garantindo a população acesso universal, integral e igualitário”, explicou. 

Ela lembrou ainda que o SUS não atende apenas a parcela menos favorecida da população. “Todos nós já precisamos fazer uso do SUS em algum momento de nossas vidas”, comentou.

Abordando o “Sistema Local de Saúde” a enfermeira Maria Teresa fez um breve histórico sobre a administração da Saúde em Santana do Piauí, desde antes da emancipação política até os dias atuais. Com isso foi possível perceber o avanço ao longo dos anos, em especial nos últimos seis anos. Mostrando que a Secretaria de Saúde funciona também como um poderoso banco de dados da população, Maria Teresa expôs os números dos atendimentos, consultas, curativos, todos os serviços prestados.

A odontóloga Kelvane Leal Gomes explanou sobre a saúde bucal, na palestra que teve por tema: “Programa de Saúde Bucal – Ações desenvolvidas no município”. Além do atendimento realizado nos postos de saúde, com a estrutura necessária, a odontóloga também detalhou os demais serviços: aplicação de flúor nos alunos da rede pública municipal, escovação supervisionada e palestras sobre saúde bucal. 

O vice-prefeito Ricardo José Gonçalves, relator da IV Conferência Municipal de Saúde, fez suas colocações sobre a saúde bucal no município parabenizando toda a equipe. Para incutir a importância da prevenção o medico Gilson Aderson de Sousa explanou sobre a “Saúde do Homem”. Ele enfatizou que esperava que as pessoas presentes – a maioria mulheres - se tornassem multiplicadores das informações, pois o homem ainda se mostrava pouco habituado a procurar o médico. 

Recentemente Santana do Piauí mereceu destaque junto a Secretaria Estadual de Saúde do Piauí devido a sua primorosa atualização do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional – SISVAN. A nutricionista Helionildes Bezerra explicou o funcionamento desse sistema, ativo em Santana do Piauí desde 2006. Através do SISVAN, explicou Helionildes, fica mais fácil para a Secretaria de Saúde elaborar as ações a serem trabalhadas junto a população.

Após o almoço a plenária foi dividida em três grupos para trabalhar os temas: “Quais são as propostas para fortalecer a saúde no município?”; “Na organização, acesso e acolhimento aos serviços de Atenção Básica à Saúde da Família?”; “Nos serviços de vigilância Sanitária, Nutricional, Epidemiológico e Ambiental em cada âmbito de suas atuações?”. Em seguida foram apresentadas e debatidas as propostas e escolhidos os quatro delegados.


ASCOM

 


Facebook