O picoense Ozildo Albano de Macêdo será o grande homenageado da Segunda edição do Salão do Livro de Picos- SaLiPicos. O lançamento do evento acontecerá no dia 24 do próximo mês, já o salão será de 10 a 13 de setembro, no Estádio Municipal Helvídio Nunes.
Segundo o secretário Pe. Walmir Lima a expectativa é de um evento exitoso, tendo em vista a experiência do ano passado. “Conversei com o prefeito dr. Kleber Eulálio e decidimos realizar a segunda edição novamente em setembro, afinal o SaLiPicos já é esperando por pessoas de Picos e da macrorregião. Nossa esperança é que o Salão do Livro reúna um grande número de leitores, escritores e admiradores das artes que aproveitarão esses dias para discutirem produções literárias.”
Após a sugestão da personalidade a ser homenageada durante o II SaLiPicos, o secretário conversou com familiares de Ozildo Albano que se mostraram lisonjeados com a honraria. “Ozildo era um grande leitor e incentivador da leitura. Meu irmão doava livros, queria desenvolver a cultura de ler no povo picoense. Era um apaixonado por livros, às vezes chegava à sua biblioteca e dizia que não tinha nada para ler, ele amava a leitura”, enfatiza, orgulhoso, o senhor Albano. O mesmo destacou que Ozildo defendia que ‘O livro só tem sentido se colocado à disposição de todos’.
Gustavo Albano, sobrinho do homenageado, agradeceu ao secretário pelo reconhecimento da importância de Ozildo para a cultura de Picos. “Agradecemos a homenagem da secretaria municipal de educação. Ozildo adorava livros, geralmente comprava dois exemplares de uma mesma obra, ficava com um e emprestava o outro.”
Para o secretário a homenagem ao picoense Ozildo Albano é um reconhecimento dos relevantes trabalhos de incentivo à leitura desenvolvidos pelo escritor.
Fonte: ASCOM/SEME