Matéria / Geral

Disque Eleições: procurador eleitoral pede que denúncias sejam fundamentadas

02/07/2014 | Edivan Araujo
/

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TREPI) realizou ontem o lançamento do Disque Eleições. O projeto é uma ferramenta de informação para tirar dúvidas e responder a questionamentos de eleitores, partidos e candidatos sobre as eleições 2014. O desembargador Edvaldo Moura afirmou que essa é uma forma do tribunal se aproximar do eleitor.

Segundo ele, o TRE-PI presta esse serviço à sociedade desde o ano de 1996, mas com o uso de tecnologias ele foi aprimorado e facilitado. “A população pode ligar para tirar dúvidas sobre locais de votação, mudança de título, justificativa do voto, registro de candidatura, propaganda eleitoral, prestação de contas de candidatos, prazo de descompatibilização, calculo de coeficiente eleitoral, entre outros temas”, disse.
O procurador regional eleitoral Kelston Lages lembrou que o Disque Eleições também pode ser usado como um mecanismo de denúncia. “Quero pedir a população prudência na hora de realizar uma denúncia. É preciso ter o mínimo de indícios necessários para que uma investigação possa ser iniciada. Vamos fazer denúncias com fundamentos”, declarou.

O serviço é disponibilizado através do telefone 0800 007 9797, das 8h às 19h, e vai até 10 outubro de 2014, estendendo-se até 31 de outubro, caso haja segundo turno das eleições no Piauí. O interessado poderá também enviar sua solicitação de informação através do e-mail disqueeleicoes2014@ tre-pi.jus.br. Somente nas Eleições de 2010, cerca de 9 mil ligações foram feitas para o Disque Eleições.

O coordenador do Disque Eleições, José Filho Cirqueira, fez um balanço do resultado do trabalho realizado nas últimas eleições de 2010 e 2012 no Estado. “Nas últimas eleições nos tivemos aproximadamente 8.800 ligações atendidas. Já na eleição anterior, de 2010, nós tivemos um pouquinho mais: foram 9.500 ligações. São resultados positivos que pretendemos ampliar se for possível”, afirmou.

Fonte: Jornal O Dia

Facebook