Matéria / Geral

Piauí registra mais de 120 denúncias de violência contra menores

Casos de espancamento, abusos sexuais e outros tipos de atentados contra crianças e adolescentes preocupam autoridades do Estado

07/07/2014 | Edivan Araujo
/

A inocência ferida é talvez o crime mais cruel. Diariamente, crianças têm a sua inocência perdida entre espancamentos, palavras obscenas, abusos sexuais e outros tipos de violências que podem lhe ferir o corpo e a personalidade de maneira irremediável. Só em 2013, segundo dados da 1ª Vara da Infância e da Adolescência do Piauí, já são mais de 450 casos registrados de violência contra menores. Em 2014, já passam de 120 denúncias no Estado.

No Piauí, apenas no ano de 2012, último ano em que foi feito o levantamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), foram registrados 627 casos de violência sexual contra crianças e adolescentes de até 19 anos.
Abandonos em maternidade e maus tratos também são frequentemente registrados no Estado. Pais alcóolatras, viciados em drogas ilícitas e com problemas financeiros acabam deixando de lado o que lhes foi dado como presente em troca de um vício ou mesmo de gratificações financeiras. Não é difícil encontrar ainda mães solteiras que acabam cedendo suas crianças, na busca de lhes garantir um futuro melhor.

São casos e mais casos em abrigos espalhados pelo Brasil inteiro. Histórias emocionantes como a do pequeno Matheus Fernandes, de apenas dois anos. Matheus, que nasceu com complicações cardíacas e má formação do intestino, foi abandonado ainda na maternidade. Com poucos dias de nascido, chegou sem nome ao Abrigo Maria João de Deus, única casa que recebe crianças em todo o Piauí.

Matheus, uma criança cheia de energia, carrega consigo uma sonda que necessita ser trocada, o que lhe faz um menino especial, com o qual é preciso maiores atenções e mais cuidado. Mesmo assim, lhe estampa no rosto um sorriso aberto e uma doçura própria daqueles que amam, sem distinção.


Fonte: Jornal O Dia

Facebook