A Universidade Federal do Piauí, Campus de Picos está em fase formatação de um programa de extensão em parceria com o Grupo Cultural Adimó, cujo objetivo é criar e desenvolver ações socioeducativas voltadas para o público jovem das comunidades carentes de Picos.
A primeira reunião do grupo que estuda a viabilidade do programa aconteceu na tarde desta quarta-feira (16) na sala de coordenação de história da UFPI. Participaram da reunião o diretor do Grupo Cultural Adimó, Mano Chagas, a professora doutora do curso de Pedagogia a UFPI, Ana Carmita, a professora coordenadora do sistema de informação da UFPI Patrícia Medyna e o coordenador de comunicação do grupo Adimó, Raí Junior.
O programa está em fase de formatação com previsão de início no mês de setembro deste ano. A princípio o programa será desenvolvido com o apoio dos cursos de Pedagogia e Ciência da Computação da UFPI, no entanto a ideia é que os demais cursos do campus se engajem no projeto.
A iniciativa vem reforçar o conceito de educação integral já trabalho pelo projeto Adimó com diversos jovens das comunidades. Um dos projetos que será desenvolvido no programa é um cursos de montagem e manutenção computadores, assim com aulas de iniciação ao Linus e atividades pedagógicas para crianças, como a montagem de uma brinquedoteca entre outros.
O programa além de atender algumas necessidades das comunidades carentes e oferecer oportunidade de qualificação aos jovens, também é uma importante ferramenta de humanização da prática acadêmica, fazendo com que os acadêmicos conheçam de perto a realidade e as mazelas da periferia.
Fonte:Ascom