Matéria / Cidades

Picos adere à Campanha Nacional contra Hanseníase, Verminoses e Tracoma‏

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação da Hanseníase, realizou nesta quinta - feira (24), uma oficina de capacitação com gestores da Educação e enfermeiros da Estratégia de Saúde da Família - ESF.

26/07/2014 | Edivan Araujo
/

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação da Hanseníase, realizou nesta quinta - feira (24), uma oficina de capacitação com gestores da Educação e enfermeiros da Estratégia de Saúde da Família - ESF, para discutir e planejar as ações da campanha municipal contra a Hanseníase, Geohelmintíase (verminoses) e Tracoma 2014 no município, realizada em parceria com o Ministério da Saúde.

O evento aconteceu na própria sede da secretaria municipal de saúde sob o comando do coordenador do controle a hanseníase no município Gilberto Valentim e a colaboração da coordenadora do Programa de Saúde na Escola, Liana Andrade. Aqui em Picos, uma série de ações será desenvolvida no período de 11 a 30 de agosto pelas secretarias de Saúde e Educação destinada.

“Esta oficina teve como objetivo repassar aos participantes como funcionará a campanha deste ano, além de traçar estratégias para realização da campanha municipal, as atividades incluirão mobilização e orientações aos professores e estudantes”, frisou a coordenadora do Programa de Saúde na Escola, Liana Andrade.

Cerca de 80 escolas municipais e estaduais irão participar da campanha deste ano, que deve acontecer dentro das escolas, está voltada para a faixa etária de cinco a 14 anos. A campanha tem como objetivo proteger as crianças contra a hanseníase, verminose e tracoma. Durante a realização da mesma os alunos serão medicados contra vermes e examinados.

“O Ministério da saúde lançou uma campanha nacional para o controle de hanseníase,  Geohelmintíase (verminoses) e Tracoma e menores de 15 anos, tracoma não é endêmico da nossa região, então Picos vai trabalhar apenas hanseníase e Geohelmintíase, nós vamos trabalhar, busca ativa nas escolas, de casos suspeitos de hanseníase e administração de albendazol dose unica no combate as verminoses”, ressaltou o coordenador do controle da hanseníase no 

Ascom SMS

Facebook