Somente no primeiro semestre de 2014, a Delegacia de Homicídios da Polícia Civil do Piauí registrou 210 assassinatos e 11 latrocínios, que são roubos seguidos de morte. O coordenador da Delegacia de Homicídios, o delegado Francisco Costa – o Barêtta, relatou que o levantamento apontou o mês de janeiro como o mais violento, com 39 homicídios; seguido pelo mês de março, com 33 homicídios e o mês de junho, com 30 registros.
O mês que menos registrou assassinatos foi o de maio, com 26 homicídios; sendo um a menos com relação aos meses de fevereiro e abril, ambos com 27 ocorrências. O mês de abril contabilizou 28 homicídios.
Com relação às Zonas da cidade: a Zona Sul foi a que mais registrou homicídios, com 72 casos; na Zona Norte foram 60 mortes; na Zona Leste 48 e na Zona Sudeste foram cometidos 34 assassinatos. No Centro de Teresina foram contabilizados 34 homicídios; desses, sete foram crimes praticados contra moradores de rua.
Alguns casos
A ossada humana encontrada na Vila Irmã Dulce confirmou ser de Maria da Cruz Ribeiro, moradora do bairro. Através do depoimento de testemunhas e da coleta de amostra de D.N.A, a perícia policial confirmou que o crime foi cometido pelo então companheiro da vítima, Â Francis Klebert. A delegacia aguarda a decretação de prisão preventiva do suspeito.
A Delegacia está em processo de finalização do assassinato de Gerciane Pereira de Araújo, no dia 16/04/2014. O corpo de Gerciane foi encontrado destroçado por golpes de faca, no bairro Matinha, com a vulva retirada e colocada na boca da vítima. O mandado de prisão do suspeito já foi expedido.
Casos elucidados
Janeiro
Jackson Costa Alves, morto por Carlos Antônio Araújo, vulgo cigano, no dia 07/01/2014. Jackson era morador de rua. O suspeito de cometer o crime foi preso.
Elizalberto Oliveira, morto por Francisco Fábio Rodrigues, vulgo Nego Fábio, no dia 05/01/2014.
Elizalberto era travesti, conhecida pelo nome social “Fernandinha”. O suspeito de cometer o crime foi preso.
Felipe Marques de Araújo, morto por Paulo Sérgio Gomes dos Santos, no dia 22/01/2014. O suspeito de cometer o crime foi preso.
Fevereiro
Richardison da Conceição, morto por Rivaldo Moura da Silva, vulgo “Ninho”. O suspeito de cometer o crime está preso.
Maio
O advogado Francelino Moreira Lima, morto por um adolescente, que está apreendido.
Fonte: G1 Piauí