Matéria / Educacao

Eletrobras não liga transformador e aulas da Uespi em Picos iniciam em prédio antigo

Apesar de o novo campus está pronto estudantes da Uespi de Picos ainda assistem aulas no prédio antigo, que não oferece nenhuma estrutura física.

16/08/2014 | Edivan Araujo
/

Contrariando o que garantiu o reitor da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Nouga Cardoso, durante a solenidade de inauguração do novo Campus de Picos no dia 2 de julho, o segundo semestre letivo teve início no prédio antigo, situado no bairro Junco, Zona Leste da cidade. 
Conforme prevê o calendário da instituição, o segundo período letivo teve início na última segunda-feira, 11 de agosto. No entanto, ao contrário do que havia sido anunciado, os alunos estão assistindo aulas no prédio antigo, que não oferece as mínimas condições para abrigar uma universidade.

Reitor da Uespi havia garantido transferência para novo prédio em agosto(Imagem:José Maria Barros/GP1)
Segundo a direção da Uespi em Picos, ainda não houve a transferência para o novo Campus pelo fato de o transformado não ter sido ligado, fato que impede o funcionamento da instituição naquele local.

A solicitação já foi feita oficialmente a Eletrobras. Segundo apurou a reportagem do GP1, a empresa havia protocolado o pedido da direção da Uespi e garantido fazer o serviço até a última quinta-feira, 14 de agosto, porém, isso não aconteceu.

O diretor do Campus de Picos, professor Evandro Alberto, já providenciou todos os trâmites legais junto à empresa e aguarda para a próxima segunda-feira, 18, a solução do problema. Segundo ele, logo que o transformador seja ligado não haverá mais nenhum empecilho para que a transferência seja feita imediatamente.
O Campus da Uespi de Picos foi inaugurado pelo governador Zé Filho (PMDB) no último dia 2 de julho. Na oportunidade, o reitor Nouga Cardoso assegurou que as aulas do segundo semestre já seriam ministradas no novo espaço. Porém, problemas burocráticos junto a Eletrobrás impediram que isso acontecesse.

“Independente da administração superior e da administração local, tenho conversado com os professores e alunos sobre o assunto. Não haverá nenhum tipo de empecilho para que esse Campus não comece a funcionar a partir da agosto”, garantiu o reitor Nouga Cardoso durante a inauguração do novo prédio em 2 de julho.

Estrutura do prédio antigo do Junco é precária(Imagem:José Maria Barros/GP1)
A não transferência para o novo Campus da Uespi de Picos frustrou alunos, professores e servidores administrativos, tendo em vista que os mesmos aguardam há muitos anos por um local apropriado para funcionamento da instituição de ensino.

Prédio antigo não tem estrutura adequada(Imagem:José Maria Barros/GP1)

Alunos no pátio do prédio do bairro Junco(Imagem:José Maria Barros/GP1)

Aulas estão sendo ministradas no prédio artigo(Imagem:José Maria Barros/GP1)

Segundo semestre começou no prédio antigo(Imagem:José Maria Barros/GP1)


Fonte: GP1 
Por JOSÉ MARIA BARROS

Facebook