Matéria / Educacao

Projeto reserva cotas para alunos da rede pública

Ideia é reservar 20% das vagas para estudantes que tenham estudado nas escolas públicas.

21/08/2014 | Edivan Araujo
/

Tramita na Assembleia Legislativa do Estado um Projeto de Lei que prevê a reserva de 20% das vagas de concursos públicos para cargos efetivos no Estado para pessoas que tenham concluído os ensinos fundamental, médio e/ou superior em escolas públicas municipal, estadual ou federal.

No caso do concurso para nível superior, seriam beneficiados com o projeto tanto aqueles que realizam o curso superior em uma universidade pública quanto os que concluíram o ensino através do Programa Universidade para Todos (Prouni) ou do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), desde que tenham feito o ensino fundamental e médio também na rede pública.
Ainda de acordo com a proposta, o percentual também seria aplicado nos casos de contratação para estágio profissional na administração direta e indireta do emprego público no Piauí.

A justificativa para projeto, que foi apresentado pelo deputado Evaldo Gomes (PTC), é que já existe um sistema de cotas para candidatos egressos do ensino público junto a universidades federais e outras instituições federais de ensino técnico e médio. A intenção é beneficiar a população com menor condição de acesso ao mercado de trabalho e à educação de qualidade.

Fonte: Jornal O Dia

Facebook